Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

INFLUÊNCIA DA COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NA IMAGEM ORGANIZACIONAL DA EMPRESA COOPERADA

Orientador

PROFA. DRA. NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO

Autor

DANIELLE MAGIERSKI VALERIO

Palavra chave

Imagem organizacional, Cooperação universidadeempresa, Posicionamento de mercado

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

20/02/2003

Nº Downloads

973

Resumo

O propósito deste trabalho foi avaliar nas empresas que tem convênios de cooperação com universidades, qual a imagem que tal cooperação projeta junto aos seus clientes. pretendendo-se assim, averiguar se esta cooperação influencia a imagem organizacional da empresa cooperada, sob a ótica de seus clientes. Para tanto, foram utilizados métodos exploratórios e descritivos: foi realizado um estudo de caso junto à antiga FEMP (Faculdade de Engenharia Mecânica e da Produção da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba), hoje incorporada à FEAU – Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Feito um levantamento das empresas que estabelecem cooperação com os então cursos de engenharia da FEAU, retirou-se uma amostra dessas empresas, as quais forneceram uma listagem de seus clientes. Esses, por sua vez, foram abordados com um questionário sobre o tema. O referencial teórico da pesquisa se deu com o desenvolvimento dos temas cooperação universidade-empresa e imagem organizacional.

Abstract

The purpose this research was to evaluate in the companies that has cooperation with universities, which image that cooperation projects in their customers, intended like this, to discover this cooperation influences the organizational image of the cooperated company, under their customers' optics. In this research was used a descriptive and exploratory methods: a case study involving the ancient FEMP, current incorporate to FEAU, on this institution After that, was made a uprising involving companies which established cooperation with FEAU engineering courses, such as it, was separated a sample of this companies, which supplied a list of their customers. This customers were interviewed with a questionnaire on the theme. The theorical referential of the research ocured with the development of the themes university-company cooperation and organizational image.