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Título
INFLUÊNCIA DA COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NA IMAGEM ORGANIZACIONAL DA EMPRESA COOPERADA
Orientador
PROFA. DRA. NÁDIA KASSOUF PIZZINATTO
Autor
DANIELLE MAGIERSKI VALERIO
Palavra chave
Imagem organizacional, Cooperação universidadeempresa, Posicionamento de mercado
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
20/02/2003
Nº Downloads
973
Resumo
O propósito deste trabalho foi avaliar nas empresas que tem convênios de
cooperação com universidades, qual a imagem que tal cooperação projeta
junto aos seus clientes. pretendendo-se assim, averiguar se esta cooperação
influencia a imagem organizacional da empresa cooperada, sob a ótica de seus
clientes. Para tanto, foram utilizados métodos exploratórios e descritivos: foi
realizado um estudo de caso junto à antiga FEMP (Faculdade de Engenharia
Mecânica e da Produção da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba),
hoje incorporada à FEAU – Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
da mesma instituição. Feito um levantamento das empresas que estabelecem
cooperação com os então cursos de engenharia da FEAU, retirou-se uma
amostra dessas empresas, as quais forneceram uma listagem de seus clientes.
Esses, por sua vez, foram abordados com um questionário sobre o tema. O
referencial teórico da pesquisa se deu com o desenvolvimento dos temas
cooperação universidade-empresa e imagem organizacional.
Abstract
The purpose this research was to evaluate in the companies that has
cooperation with universities, which image that cooperation projects in their
customers, intended like this, to discover this cooperation influences the
organizational image of the cooperated company, under their customers' optics.
In this research was used a descriptive and exploratory methods: a case study
involving the ancient FEMP, current incorporate to FEAU, on this institution
After that, was made a uprising involving companies which established
cooperation with FEAU engineering courses, such as it, was separated a
sample of this companies, which supplied a list of their customers. This
customers were interviewed with a questionnaire on the theme. The theorical
referential of the research ocured with the development of the themes
university-company cooperation and organizational image.