Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE

Orientador

PROFª. DRª. ROSANGELA MARIA VANALLE

Autor

PATRICIA LOPES DE OLIVEIRA

Palavra chave

aprendizagem organizacional, conhecimento individual, conhecimento organizaciona

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

24/02/2003

Nº Downloads

759

Resumo

Mudanças econômicas, sociais, políticas e, principalmente, tecnológicas têm exigido do trabalhador um novo papel perante a sociedade e o mundo do trabalho. Mudanças na estratégia e no sistema organizacional, assim como modismos, surgem com o objetivo de fazer as empresa atingirem vantagem competitiva na nova ordem econômica mundial. Com base nesse contexto, um novo fator a ser considerado como vantagem competitiva no mundo dos negócios é a aprendizagem organizacional, a qual envolve meios capazes de difundir o conhecimento com o objetivo de solucionar problemas, criar novos conceitos e transmitir informações. Partindo desse pressuposto, a referente pesquisa tem como objetivo principal verificar quais meios de aprendizagem organizacional têm sido utilizados pelas empresas para atingir melhor desenvolvimento organizacional. Para a concretização deste trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema, a qual contém as considerações dos principais teóricos da área, assim como a realização da pesquisa de campo, através de coleta de dados e utilização de análise de documentos, questionários e entrevistas, em três empresas de grande porte localizadas no interior do Estado de São Paulo. Espera-se obter como contribuições desta pesquisa uma análise dos meios de aprendizagem organizacional, assim como verificar se tem havido interesse por parte das organizações em desenvolver a questão da aprendizagem organizacional.

Abstract

Economical, social, political and technological changes have been demanding a new role for workers in front of the society and the world of work. Changes in the strategy and the organizational system, just as customs, appear in order to make companies to get competitive advantage in the new worldwide economical order. Based in this context, a new factor that must be seen as a competitive advantage in the business world is the organizational learning, which the aim of solving problems, creating new concepts and transmitting information. This research aims to check which means of organizational learning are being used by companies that intend to get a better organizational development. For the realization of this work it was made a bibliography revision about the subject which contained considerations made by the main experts of the area, as well as a field research through the collecting of data and the utilization of documents, tests and interviews of three big companies located in the countryside of São Paulo State. In the research we try to make an analysis of the means of organizational learning, as well as to verify if there is any interest by the companies in developing the question of organizational learning.