Visualização do documento
Título
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE
Orientador
PROFª. DRª. ROSANGELA MARIA VANALLE
Autor
PATRICIA LOPES DE OLIVEIRA
Palavra chave
aprendizagem organizacional, conhecimento individual, conhecimento organizaciona
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
24/02/2003
Nº Downloads
759
Resumo
Mudanças econômicas, sociais, políticas e, principalmente, tecnológicas têm
exigido do trabalhador um novo papel perante a sociedade e o mundo do
trabalho. Mudanças na estratégia e no sistema organizacional, assim como
modismos, surgem com o objetivo de fazer as empresa atingirem vantagem
competitiva na nova ordem econômica mundial. Com base nesse contexto, um
novo fator a ser considerado como vantagem competitiva no mundo dos
negócios é a aprendizagem organizacional, a qual envolve meios capazes de
difundir o conhecimento com o objetivo de solucionar problemas, criar novos
conceitos e transmitir informações. Partindo desse pressuposto, a referente
pesquisa tem como objetivo principal verificar quais meios de aprendizagem
organizacional têm sido utilizados pelas empresas para atingir melhor
desenvolvimento organizacional. Para a concretização deste trabalho, foi feita
uma revisão bibliográfica acerca do tema, a qual contém as considerações dos
principais teóricos da área, assim como a realização da pesquisa de campo,
através de coleta de dados e utilização de análise de documentos,
questionários e entrevistas, em três empresas de grande porte localizadas no
interior do Estado de São Paulo. Espera-se obter como contribuições desta
pesquisa uma análise dos meios de aprendizagem organizacional, assim como
verificar se tem havido interesse por parte das organizações em desenvolver a
questão da aprendizagem organizacional.
Abstract
Economical, social, political and technological changes have been demanding a
new role for workers in front of the society and the world of work. Changes in
the strategy and the organizational system, just as customs, appear in order to
make companies to get competitive advantage in the new worldwide
economical order. Based in this context, a new factor that must be seen as a
competitive advantage in the business world is the organizational learning,
which the aim of solving problems, creating new concepts and transmitting
information. This research aims to check which means of organizational
learning are being used by companies that intend to get a better organizational
development. For the realization of this work it was made a bibliography
revision about the subject which contained considerations made by the main
experts of the area, as well as a field research through the collecting of data
and the utilization of documents, tests and interviews of three big companies
located in the countryside of São Paulo State. In the research we try to make an
analysis of the means of organizational learning, as well as to verify if there is
any interest by the companies in developing the question of organizational
learning.