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Título

ATIVIDADES REALIZADAS E PREÇOS DE TRANSFERÊNCIAS ADOTADOS EM CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS: UM ESTUDO MULTICASO

Orientador

Prof. Dr. Clóvis Luís Padoveze

Autor

LUIZ GUSTAVO ZANCO

Palavra chave

Centros de Serviços Compartilhados, Preços de Transferência e Centros de Resultado.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

11/12/2013

Nº Downloads

1049

Resumo

A centralização da prática de serviços de apoio, principalmente administrativos em grupos empresariais que compreendem várias empresas, objetiva a melhoria de resultados por meio da busca da máxima eficiência dessas atividades. Este conceito tem sido denominado no mercado de CSC – CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS, onde se efetiva uma estrutura organizacional que concentra diversos serviços que são comuns a qualquer empresa, e este setor passa a prestar esses serviços para todas as empresas do grupo corporativo. Os principais serviços, objeto de concentração, são os serviços de tesouraria, contabilidade financeira e gerencial, recrutamento, seleção, folha de pagamento, tecnologia de informação, planejamento operacional, entre outros. Neste tipo de estrutura, os serviços prestados pelos CENTROS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS são cobrados das empresas do grupo, recebedoras dos serviços, de alguma forma. Os preços aplicados nesses serviços não são preços de venda, e, sim, são denominados de preços de transferência, uma vez que são preços comprados entre empresas do mesmo grupo e o resultado final é nulo, uma vez que o que é receita do CSC é despesa de outras empresas. Este trabalho objetivou identificar os principais preços de transferências aplicados nos diversos serviços realizados pelos CSCs. Para tanto, incluiu também a identificação dos principais critérios utilizados para medição dos serviços prestados, que denominamos de métricas. Para dar suporte ao estudo, foi feito um estudo multicaso em quatro grupos empresariais, considerados de grande porte no país. Os resultados gerais da pesquisa mostram que são diversas métricas utilizadas, algumas com medição física e outros por simples critérios de alocação ou rateio. Com relação aos preços de transferência utilizados, percebe-se ainda a lacuna de uma diretriz clara e objetiva dos preços praticados. Isso faz com que as mensurações de eficiência operacional e de gestão fiquem comprometidas, uma vez que entende-se que o melhor preço de transferência é o preço baseado no mercado, pois em âmbito geral existe uma referencia externa.

Abstract

The concentration of support services practices, mainly administrative into a business group, what comprehends several companies, aims to improve the outcomes through the greatest efficiency search of these activities. This concept has been designated at market as SSC - SHARED SERVICES CENTER, where it performs an organizational structure which concentrates several services that are common to any business, and this sector will provide these services to all companies of a corporate group. The main services, object of concentration, they are the treasury services, financial accounting and management, recruitment, selection, payroll, information technology, operational planning etc. This kind of structure, the services provided by SHARED SERVICES CENTERS are charged from the group companies, somehow from the receivers of services. The prices applied in these services are not selling prices, but, they are called transfer pricing since prices are purchased from the same group and the bottom line is null, once what CSC's revenue is expense to other companies. This study aimed to identify the main transfer pricing applied in the varied services provided by the CSCs. Therefore, it was also included the identification of the main standard used for measurement of services, which we call metrics. Giving support for the study, it was prepared a field survey into four business groups, considered large in the country. Overall results of the research show that are used different metrics, some with physical measurements and other just with a simply allocation or apportionment standard. Regarding the transfer pricing used, it is noticed the lack of a clear and objective guideline before the prices charged. This makes the measurement of operational efficiency and management is not compromised, since it is understood that the best transfer price is the price based on the market because there is generally under an external reference.