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Título

O PERFIL DO COMPORTAMENTO DO CYBERCONSUMIDOREAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO NO SETOR EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE PARACATU-MG

Orientador

Prof. Dr. Christiano França da Cunha

Autor

FLÁVIO RIBEIRO FURTUNATO

Palavra chave

Perfil do consumidor; Cyberconsumidor; Marketing educacional.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

19/02/2014

Nº Downloads

837

Resumo

Diante da direta influência exercida pela internet no perfil do comportamento do cyberconsumidor, surge a necessidade de analisar as relações consumeristas on-line e as influências do marketing digital no processo de decisão de compra. Desta forma, torna-se primordial analisar as interferências internas e externas deste mecanismo, visto que as práticas de marketing educacional estão sendo adaptadas a este contexto. Sob esta perspectiva, objetivou-se neste estudo, conhecer e entender o perfil do comportamento do cyberconsumidor e as influências no processo de decisão de compra perante esta nova forma de negociação no setor educacional, vislumbrando os fatores que os influenciam na tomada de decisão de compra on-line. Sabendo que as práticas de marketing gradativamente vem sofrendo influência da cybercultura, para tanto, utilizou-se a teoria cognitivista que parte do pressuposto de uma visão do consumo no processo de tomada de decisão de compra, que abordará o problema por meio de estudo qualitativo, pois o comportamento do consumidor é um fenômeno complexo, subjetivo, dinâmico que envolve grupos sociais de informações. Assim, este estudo primou pela avaliação de referenciais teóricos voltados para os profissionais do marketing eletrônico, analisando o perfil do comportamento do consumidor na decisão de compra. Foi apresentado como principal público o gênero feminino, com 84% dos entrevistados que busca a compra desses produtos pela escassez dos mesmos produtos no município, com uma maior acessibilidade na região. Observou-se que 73% possui o hábito de efetuar a compra on-line, mais de 40% declararam que a forma de pagamento não é um fator decisivo para efetivação da compra. O preço disponibilizado pela internet foi fator primordial para despertar o desejo de compra dos cyberconsumidores, representando 76%. Identificou-se que 80% afirmaram que os produtos eram para utilização própria e que 6% dos entrevistados já foram lesados de alguma forma pela compra on-line. Predominantemente, os próprios usuários deste sistema tomam suas decisões a cerca de: efetivar, escolher, decidir, bem como efetuar as compras pela internet.

Abstract

Facing the direct influence exerted by the Internet upon the cyber consumer's behavior pattern, the need arises into analyzing the online consuming relationships and the digital marketing influence over the shopping decision process. In this way, it becomes paramount to analyze the internal and external interferences of this mechanism, given that the educational marketing practices are being adapted to this context. Under this perspective, the aim of this study is to know and understand the cyber consumer's behavior profile and the influences on the buying decision process at this new way of trading in the educational sector, glimpsing at the factors that influence the decision making on online shopping. Knowing that the marketing practices are being gradually influenced by the cyberculture, therefore, it used the cognitive theory that assumes a consumer's point-of-view in the shopping decision making, which will address the issue by using a qualitative study, because the consumer's behavior is a complex, dynamic and subjective phenomenom, which involves social groups of information. Thus, this study primed on the evaluation of theoretical frameworks directed towards the electronic marketing professionals, analyzing the consumer's behavior patterns in shopping decisions. It has been targeted mainly at the feminine public, with 84% of the respondents being those who looked for buying the products because of their scarcity on their city, with a larger accessibility in the region. It has been observed that 73% has the online shopping habit, more than 40% stated that the payment method is not a crucial factor for the purchase execution. The price offered over the internet was a primary factor to arouse the cyber consumer's purchasing desire, representing 76%. It was found that 80% said that the products were for their own use and that 6% of the respondents had already been harmed in some way by purchasing online. For the most part, the users of this system make their own decisions about: choosing, executing and conducting their Internet purchases.