Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIO PARA REPOSICIONAMENTO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO

Orientador

Dra. Valéria Rueda Elias Spers

Autor

JOSE EDUARDO SORIANO

Palavra chave

Planejamento. Plano de Negócio. Empreendedorismo.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

11/02/2014

Nº Downloads

1612

Resumo

Os grandes mercados mundiais estão em constantes mudanças e com alto grau de competitividade nos mais diversos segmentos. Para participar desses mercados, conhecimento, planejamento, empreendedorismo e inovação são palavras-chave para se manter e obter posicionamento no mundo empresarial. No Brasil, o mercado da construção civil está em alta, fomentado pelos eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016; mercado em que este estudo pretende reposicionar uma micro empresa industrial do ramo da construção civil, uma vez que ela perdeu mercado nos últimos anos. Para levantar os pontos a serem corrigidos e identificar as boas práticas da empresa Orion Compósitos, visitas técnicas foram realizadas in loco e um diagnóstico empresarial foi elaborado. Com isso, foi possível elaborar e propor o plano de negócio, contendo novas informações de mercado, bem como as estratégias sugeridas à empresa em estudo. Assim, espera-se que a empresa possa se reposicionar no mercado da construção civil, utilizando-se das ações propostas, de empreendedorismo e da inovação já agregada ao seu negócio.

Abstract

The major global markets are in constant change and are very competitive in a vast array of segments. In order to be a player in these markets knowledge, strategic planning, entrepreneurship and innovation are key elements for a company to establish itself. In Brazil, the civil construction segment is booming, driven by the 2014 soccer World Cup and the 2016 Olympic Games. This is the segment where this study aims to reposition a small civil construction material manufacturer since it has lost its market share in the last few years. In order to understand what has gone wrong and identify Orion Compósitos' good practices, visits were paid to the company and a business diagnosis was made. This diagnosis enabled me to propose a business plan with new market data and new strategies. This new business plan should help the company to reposition itself in the civil construction segment implementing the proposed actions, taking advantage of its entrepreneurship and innovation edge.