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Título

A influência da curva de valor na formação de preço do arame na indústria de autopeças

Orientador

Prof. Dr. Christiano França da Cunha

Autor

Leandro Augusto Gimenes

Palavra chave

Precificação estratégica. Curva de valor. Indústria de arames e autopeças.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

25/02/2015

Nº Downloads

1824

Resumo

A precificação estratégica com base no valor percebido é atualmente um desafio para a indústria de arames no setor de autopeças. O entendimento da dinâmica destes setores juntamente com o conhecimento teórico de estratégias organizacionais e do marketing B2B propiciam o conhecimento e as ferramentas que possibilitam o aumento sustentável da lucratividade neste setor. Uma destas ferramentas é a curva de valor, desenvolvida a partir da estratégia do oceano azul por Kim e Mauborgne (2005), que tem a finalidade de identificar e criar os atributos agregadores de valor, bem como reduzi-los ou eliminá-los se forem considerados pelos clientes irrelevantes ou de valor ínfimo. O objetivo deste estudo foi conhecer e conceber os itens considerados agregadores de valor do arame para as indústrias de autopeças. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório e foi dividida em duas partes, sendo a primeira o referencial teórico e a segunda uma pesquisa realizada junto a cinquenta indústrias do setor de autopeças que utilizam arames em seu processo produtivo. Os principais resultados obtidos foram a identificação dos atributos mais valorizados pelas autopeças quanto ao fornecimento de arames e a qualidade percebida destes itens oferecidos pelos fornecedores. De acordo com a pesquisa os itens relacionados a qualidade do arame e pontualidade na entrega foram os mais importantes. Os resultados contribuem para uma melhor visão estratégica do posicionamento atual dos fornecedores de arames neste segmento, auxiliam na busca por estratégias sustentáveis, lucrativas e no entendimento da extensão dos fundamentos do marketing B2B e da precificação estratégica neste tipo de indústria.

Abstract

The strategic pricing based on perceived value is currently a challenge for the wire industry in the auto parts sector. Understanding the dynamics of these sectors along with theoretical knowledge of organizational strategies and B2B marketing provide the knowledge and tools that enable sustainable increase in profitability in this sector. One of these tools is the value curve, developed from the Blue Ocean Strategy by Kim and Mauborgne (2005), which aims to identify and create aggregators attribute value and reduce them or eliminate them if they are considered irrelevant by customers or negligible value. The objective of this study was to design and items considered Wire value aggregators for auto parts industries. This research was characterized as an exploratory study and was divided into two parts, the first being the theoretical framework and the second is a survey of fifty auto parts sector industries using wires in its production process. The main results were the identification of the attributes most valued by auto parts as the supply wires and the perceived quality of these items offered by suppliers. According to the survey items related to quality of the wire and on time delivery were the most important. The results contribute to a better strategic vision of the current positioning of the wires providers in this segment, assist in the search for sustainable strategies, profitable and understanding of the extent of the foundations of B2B marketing and strategic pricing in this type of industry.