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Título
GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDAS EM OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE: Estudo de caso em uma cooperativa de médio porte
Orientador
Prof. Dr. Clóvis Luís Padoveze
Autor
VERIDIANA APARECIDA CASON
Palavra chave
Gestão de Custos, Impacto nos Custos, Preço de Venda, Cooperativa Médica, Envelhecimento Populacional.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
05/02/2014
Nº Downloads
994
Resumo
A chegada das multinacionais na década de 70 ocasionou o surgimento dos primeiros grupos de medicina, bem como os primeiros contratos com provedores de serviços médicos para atendimentos aos trabalhadores. Com a escassez da oferta e a baixa qualidade dos serviços oferecidos pelo sistema público e no auge do crescimento econômico no Brasil, esse modelo provocou a expansão dos serviços privados da saúde e das organizações de medicina privada (plano de saúde). O objetivo deste trabalho foi analisar a rotina da operação dos planos de saúde, tendo como referência os procedimentos de gestão de custos e preço de venda, bem como as dificuldades enfrentadas e a necessidade de atender a regulamentação e os anseios dos stakeholders, por meio de um estudo de caso. O principal fator identificado e que provoca dificuldades na gestão de custos e preços é o aumento da expectativa de vida da população brasileira nas últimas décadas. A pesquisa mostrou que o envelhecimento populacional, devido à transição demográfica e epidemiológica, impacta nos custos de atenção à saúde, dando um aumento significativo na sinistralidade das operadoras de planos de saúde. A pesquisa identificou e estudou alguns mecanismos que podem auxiliar no controle e na gestão dos custos e preços de vendas das operadoras. Fundamentalmente esses mecanismos são implantação de cobrança de fator moderador e ações de promoção e prevenção de riscos e doenças voltadas à alimentação saudável, que já estão em desenvolvimento pelas operadoras de plano de saúde. Os primeiros resultados atestam que este é o caminho para as estratégias de gestão de custos e preços de venda nas operadoras de planos de saúde.
Abstract
The arrival of multinationals in the 70s led to the emergence of the first medical groups, and the first contracts with medical service providers for care workers. With the shortage of supply and poor quality of services offered by the public system and at the peak of economic growth in Brazil, this model led to the expansion of private health services and private medical organizations (HMO). The objective of this study was to analyze the routine operation of health plans, with reference to the procedures for managing costs and selling price as well as the difficulties and the need to meet the regulations and wishes of stakeholders, through a case study. The main factor identified and which causes difficulties in managing costs and prices is the increased life expectancy of the population in recent decades. Research has shown that population aging due to demographic and epidemiological transition, impacts on the costs of health care, giving a significant increase in claims from operators of health plans. The research identified and studied some mechanisms that may help in the control and management of costs and sales prices of the operators. Fundamentally these mechanisms are deploying charging moderating factor and promotion and risk prevention and disease focused on healthy eating, which are already under development by issuers of health insurance. The first results show that this is the way to strategies for managing costs and selling prices in the operators of health plans.