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Título

DIAGNÓSTICO DE MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS E POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Orientador

Profª Dra. Yeda Cirera Oswaldo

Autor

ALYNE BENTO DE LIMA BRIANEZI

Palavra chave

gestão de pessoas, gestão por competências, modelo de gestão

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

11/02/2015

Nº Downloads

994

Resumo

Diante dos modelos de gestão de pessoas, das mudanças que afetam todas as áreas da sociedade, inclusive as organizações como um todo, este trabalho de pesquisa tem como objetivo diagnosticar o modelo da Gestão de Pessoas da Instituição de Ensino(IE) envolvida, e relacionar se está sendo aplicado o Modelo de Gestão de Pessoas por Competência.. Como metodologia, utilizou-se estudo de caso, amparado por pesquisa diagnóstica, de natureza qualitativa, em Instituição de Ensino confessional filantrópica da rede privada. Para coleta de dados, realizou-se consulta e análise documental, além de entrevistas e questionários semi-estruturados com onze membros da diretoria e gerência de recursos humanos, envolvidos nos processos e práticas da organização. Os resultados demonstraram que a Instituição de Ensino (IE) pesquisada incorpora em seus processos e práticas da gestão de pessoas a abordagem tradicional, pois não prevê no processo de desenvolvimento de pessoas, a mesma complexidade de possibilidades apresentada pelo outro modelo, a saber, a gestão de pessoas por competências. No processo de valorização de pessoas, a IE utiliza-se das informações de mercado, porém os padrões internos de equidade são definidos a partir do programa de cargos e salários previstos no plano de carreira. A IE não possui um processo estruturado para o mapeamento de competências. Existe a gestão de carreira e remuneração, porém estes são baseados nas exigências de cada função, diferenciando-se a partir de experiência, tempo na instituição e titulações, e não na entrega da pessoa à organização por meio de níveis de complexidade, como prevê a gestão por competências. Todavia, a administração da mesma é percebida pela diretoria investigada como ousada, corajosa, gosta de experimentar, democrática e teocrática, dinâmica, eficiente. Este fato remete à possibilidade de novas propostas para uma nova gestão de pessoas por competências.

Abstract

Before people management models, changes that affect all areas of society, including organizations as a whole, this research aims to diagnose the model of People Management Education Institution (IE) involved, and relate it is being applied the Model People Management Competency .. The methodology used is a case study, supported by diagnostic research, qualitative, in philanthropic institution of denominational education the private network. For data collection, there was consultation and document analysis, interviews and semi-structured questionnaires with eleven board members and management of human resources involved in the processes and practices of the organization. The results showed that the Institution of Education (IE) searched incorporates in its processes and practices of people management the traditional approach because it does not provide for the people development process, the same complexity opportunities presented by another model, namely the people management competency. In the process of valuing people, IE is used market information, but domestic equity standards are defined from the job and salary provided for in career path program. IE does not have a structured process for mapping skills. There is a career management and remuneration, but these are based on the requirements of each function, differing from experience, in the institution and titles, and not in surrender to the organization by levels of complexity, as provided for in management skills. However, the administration of the same is perceived by the board investigated as bold, courageous, likes to experiment, democratic and theocratic, dynamic, efficient. This fact leads to the possibility of new proposals for a new personnel management competency.