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Título

ANÁLISE DO VALOR DA MARCA “SÍNDROME DO AMOR” COM BASE NO MODELO CUSTOMER-BASED BRAND EQUITY (CBBE)

Orientador

Profa. Dra. Andrea Kassouf Pizzinatto

Autor

MÁRCIA REGINA MAFRA

Palavra chave

Marcas, Marketing Social, Customer-Based Brand Equity (CBBE).

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

25/02/2015

Nº Downloads

1037

Resumo

O presente estudo tem por objetivo propor uma análise da marca “Síndrome do Amor” baseado nas teorias sobre marcas fortes por meio do Brand Equity – valor da marca, abrangendo a importância de sua construção e representatividade, bem como as expectativas da sociedade a partir da ferramenta estratégica Customer-Based Brand Equity (CBBE), ou seja, o valor da marca baseado no cliente, segundo o modelo de Keller. O trabalho em questão tem o objetivo não só de investigar o conhecimento sobre a marca, o seu significado e a imagem dela percebida, mas também, consequentemente avaliar a possibilidade de engajamento na causa da entidade por meio da percepção do cliente, com associações, atributos, benefícios, atitudes. Também será utilizado o embasamento teórico sobre o marketing social, no qual será referenciado a importância do marketing social, promovendo melhorias no ambiente, influenciando nas percepções diárias, benefícios e nas atitudes individuais em prol do outro. Os procedimentos metodológicos para a investigação do problema de pesquisa que originou esta dissertação foram pesquisa diagnóstica, análise estatística quantitativa, no qual serviu de base para a estruturação do presente estudo. Entre os principais resultados obtidos após a mensuração do modelo aplicado, sobre o valor da marca baseado no cliente, foi possível identificar que há a necessidade de divulgar a marca com mais precisão, pois o valor percebido pela amostra foi muito positivo com as afirmativas, porém houve um desconhecimento da marca, sendo necessário desenvolver novas estratégias de marketing, para fortalecer o conhecimento da marca da entidade, pois há grande interesse da amostra no engajamento da causa da entidade.

Abstract

This study aims to propose an analysis of the brand "Love Syndrome" based on theories of strong brands through Brand Equity - brand value, including the importance of its construction and representation, as well as society's expectations from the strategic tool customer-Based brand Equity (CBBE), ie the value of the brand based on the client, on the model of Keller. The work in question is intended not only to investigate knowledge about the brand, its meaning and the perceived image of her and therefore to evaluate the possibility of engagement in the cause of the entity through customer perception, with associations, attributes, benefits, attitudes. It will also be used as theoretical base on social marketing, which will be referred to the importance of social marketing, promoting improvements in the environment, influencing the daily perceptions, benefits and individual attitudes towards the other. The methodological procedures for the investigation of the research problem that originated this dissertation: diagnostic research, quantitative statistical analysis, which served as the basis for structuring the present study. The main results obtained after the measurement of the model on the brand value based on the client, it was identified that there is a need to promote the brand more accurately, because the perceived value by the sample was very positive with the affirmative, but there was a lack of brand, being necessary to develop new marketing strategies, to strengthen the knowledge of the organization's brand, because there is great interest in the sample because of the engagement of the entity.