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Título
PRÁTICA DO EARLY SUPPLIER INVOLVEMENT (ESI) EM UMA
EMPRESA FORNECEDORA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Orientador
Prof.ª Dr.ª Ana Rita Tiradentes Terra Argoud
Autor
PAULO MARCELO CAETANO DA SILVA
Palavra chave
gestão da cadeia de suprimentos, desenvolvimento de produto,
early supplier involvement, indústria automobilística.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
27/11/2015
Nº Downloads
1302
Resumo
O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é crítico dentro da gestão da
cadeia de suprimentos (SCM), particularmente na indústria automobilística, que
apresenta alto grau de complexidade ao envolver grande número de empresas da
cadeia. O envolvimento, já nas fases iniciais do projeto, de fornecedores chave no
processo de desenvolvimento – o chamado Early Supplier Involvement (ESI) – pode
promover redução do tempo de desenvolvimento, melhoria da qualidade e inovação
do produto e do processo produtivo e redução de custos através da incorporação
dos conhecimentos e habilidades dos fornecedores ao projeto, além de fortalecimento
do relacionamento entre os membros da cadeia, o que pode representar uma
importante vantagem competitiva para as empresas envolvidas. Para que o
desenvolvimento transcorra de forma adequada e os benefícios do ESI sejam
efetivados, é necessário que pré-requisitos sejam atendidos, incluindo capacitação
tecnológica, comunicação aberta, estrutura de gestão e sistemas de medição de
desempenho das empresas envolvidas. Adicionalmente, os desafios encontrados no
processo devem ser superados, tais como falta de confiança entre as partes, falta de
clareza sobre os benefícios do ESI e falta de compartilhamento dos ganhos obtidos
no processo. A partir da análise da literatura sobre o tema e de um estudo de caso,
esta dissertação procurou compreender como é conduzida a prática do ESI da
perspectiva de uma empresa fornecedora de componentes da indústria automobilística
nacional, no contexto da SCM e do PDP. Os resultados obtidos confirmam as
proposições teóricas, ao indicar que os benefícios decorrentes da aplicação do ESI
para a empresa foco da pesquisa e para seus clientes ficaram aquém do potencial
da prática, o que se deve ao não atendimento pleno dos pré-requisitos e à dificuldade
de suplantar os desafios do processo. A análise da aplicação dos processos e
práticas da SCM e do PDP também encontrou lacunas significativas no sistema de
gestão da empresa analisada. Adicionalmente, a pesquisa detectou uma importante
lacuna na teoria sobre o ESI, que trata a prática predominantemente a partir da
perspectiva do cliente, com pouca consideração sobre a perspectiva do fornecedor,
como seria necessário para o desenvolvimento de uma prática colaborativa da SCM.
Abstract
New product development (NPD) is a critical process within supply chain
management (SCM), particularly in the automotive industry, which carries a high
degree of complexity as it involves large number of companies of the chain. The
involvement of key suppliers in the development process in the early stages of the
project – the so called Early Supplier Involvement (ESI) – can promote reduction of
development time, improvement of quality and innovation of the product and the
production process and cost reduction by incorporating to the project the knowledge
and skills of suppliers, in addition to strengthening the relationship between the
members of the chain, which may represent an important competitive advantage for
the companies involved. In order to properly carry out the development process and
to effectively obtain the benefits of ESI, it is necessary to meet prerequisites,
including technological capability, open communication, management structure and
performance measurement systems of the companies involved. In addition, the
challenges encountered in the process must be overcome, such as lack of trust
between the parties, unawareness of the advantages of ESI and lack of sharing of
the gains obtained in the process. Starting from the analysis of the literature on the
subject and a case study, this work seeks to understand how the ESI practice is
conducted from the perspective of a components’ supplier of Brazilian auto industry,
in the context of SCM and NPD. The results confirm the theoretical propositions and
indicate that the benefits arising from the application of ESI for the research focal
company and its customers were below the potential of the practice, which is due to
not fully meet the prerequisites and the difficulty to overcome the challenges of the
process. The analysis of the application of SCM and NPD process and practices also
found significant gaps in the management system of the focal company. Additionally,
the research detected an important gap in the ESI theory, which deals with the
practice predominantly from the customer's perspective, with little consideration to
the supplier's perspective, as would be required for the development of a
collaborative practice of supply chain management.