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Título

PRÁTICA DO EARLY SUPPLIER INVOLVEMENT (ESI) EM UMA EMPRESA FORNECEDORA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Orientador

Prof.ª Dr.ª Ana Rita Tiradentes Terra Argoud

Autor

PAULO MARCELO CAETANO DA SILVA

Palavra chave

gestão da cadeia de suprimentos, desenvolvimento de produto, early supplier involvement, indústria automobilística.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

27/11/2015

Nº Downloads

1302

Resumo

O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é crítico dentro da gestão da cadeia de suprimentos (SCM), particularmente na indústria automobilística, que apresenta alto grau de complexidade ao envolver grande número de empresas da cadeia. O envolvimento, já nas fases iniciais do projeto, de fornecedores chave no processo de desenvolvimento – o chamado Early Supplier Involvement (ESI) – pode promover redução do tempo de desenvolvimento, melhoria da qualidade e inovação do produto e do processo produtivo e redução de custos através da incorporação dos conhecimentos e habilidades dos fornecedores ao projeto, além de fortalecimento do relacionamento entre os membros da cadeia, o que pode representar uma importante vantagem competitiva para as empresas envolvidas. Para que o desenvolvimento transcorra de forma adequada e os benefícios do ESI sejam efetivados, é necessário que pré-requisitos sejam atendidos, incluindo capacitação tecnológica, comunicação aberta, estrutura de gestão e sistemas de medição de desempenho das empresas envolvidas. Adicionalmente, os desafios encontrados no processo devem ser superados, tais como falta de confiança entre as partes, falta de clareza sobre os benefícios do ESI e falta de compartilhamento dos ganhos obtidos no processo. A partir da análise da literatura sobre o tema e de um estudo de caso, esta dissertação procurou compreender como é conduzida a prática do ESI da perspectiva de uma empresa fornecedora de componentes da indústria automobilística nacional, no contexto da SCM e do PDP. Os resultados obtidos confirmam as proposições teóricas, ao indicar que os benefícios decorrentes da aplicação do ESI para a empresa foco da pesquisa e para seus clientes ficaram aquém do potencial da prática, o que se deve ao não atendimento pleno dos pré-requisitos e à dificuldade de suplantar os desafios do processo. A análise da aplicação dos processos e práticas da SCM e do PDP também encontrou lacunas significativas no sistema de gestão da empresa analisada. Adicionalmente, a pesquisa detectou uma importante lacuna na teoria sobre o ESI, que trata a prática predominantemente a partir da perspectiva do cliente, com pouca consideração sobre a perspectiva do fornecedor, como seria necessário para o desenvolvimento de uma prática colaborativa da SCM.

Abstract

New product development (NPD) is a critical process within supply chain management (SCM), particularly in the automotive industry, which carries a high degree of complexity as it involves large number of companies of the chain. The involvement of key suppliers in the development process in the early stages of the project – the so called Early Supplier Involvement (ESI) – can promote reduction of development time, improvement of quality and innovation of the product and the production process and cost reduction by incorporating to the project the knowledge and skills of suppliers, in addition to strengthening the relationship between the members of the chain, which may represent an important competitive advantage for the companies involved. In order to properly carry out the development process and to effectively obtain the benefits of ESI, it is necessary to meet prerequisites, including technological capability, open communication, management structure and performance measurement systems of the companies involved. In addition, the challenges encountered in the process must be overcome, such as lack of trust between the parties, unawareness of the advantages of ESI and lack of sharing of the gains obtained in the process. Starting from the analysis of the literature on the subject and a case study, this work seeks to understand how the ESI practice is conducted from the perspective of a components’ supplier of Brazilian auto industry, in the context of SCM and NPD. The results confirm the theoretical propositions and indicate that the benefits arising from the application of ESI for the research focal company and its customers were below the potential of the practice, which is due to not fully meet the prerequisites and the difficulty to overcome the challenges of the process. The analysis of the application of SCM and NPD process and practices also found significant gaps in the management system of the focal company. Additionally, the research detected an important gap in the ESI theory, which deals with the practice predominantly from the customer's perspective, with little consideration to the supplier's perspective, as would be required for the development of a collaborative practice of supply chain management.