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Título
TRANSPORTE DE AÇÚCAR A GRANEL EM UMA EMPRESA DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Orientador
Profa. Dra. Ana Rita Tiradentes Terra Argoud
Autor
RODRIGO DUARTE SOLIANI
Palavra chave
Açúcar. Logística. Intermodalidade. Porto de Santos. Transporte.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
26/11/2015
Nº Downloads
1220
Resumo
O agronegócio brasileiro, especificamente o setor produtivo de açúcar, é vulnerável a variações de preço, oferta e demanda mundial, e um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da competitividade nesse setor é a diminuição de custos produtivos. Nesse contexto, os custos com transporte vêm se mostrando cada vez mais representativos no que se refere ao comprometimento da receita do produtor. Diante desse cenário, a utilização de alternativas ao transporte rodoviário, como é o caso da ferrovia, pode minimizar substancialmente os custos logísticos, haja vista que nos últimos anos os investimentos privados na modalidade ferroviária têm sido diversificados e intensificados. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em diagnosticar os principais critérios utilizados por uma empresa produtora de açúcar do Estado de São Paulo entre 2011 e 2014 no transporte de açúcar a granel. O estudo teve como base o modelo de uma pesquisa-diagnóstico, a qual permitiu identificar, analisar e avaliar a estratégia adotada pela empresa. Para a coleta dos dados, utilizou-se de três diferentes instrumentos: 1) dados relacionados ao setor produtivo açucareiro e ao setor de transporte de açúcar; 2) dados brutos disponibilizados pela referida empresa; 3) entrevistas presenciais com um roteiro semiestruturado. Para atingir tal objetivo, inicialmente se caracterizou os modais e suas respectivas infraestruturas disponíveis ao transporte de açúcar a granel no Estado de São Paulo com destino ao Porto de Santos, concentrando-se nas regiões de atuação da empresa analisada. Em seguida, realizou-se um comparativo entre a competitividade no transporte de açúcar entre as regiões inclusas na área em que ela atua. Por fim, sugeriu-se à empresa cenários de utilização dos modais para sua atuação, de acordo com características de volume ofertado, localização geográfica e infraestrutura disponível. A análise dos resultados desta pesquisa deixa claro que diante da infraestrutura atual há possibilidade de redução representativa dos custos com transporte. Ademais, observou-se que, se houver incorporação dos terminais de Araçatuba e Ourinhos – ambos inativos atualmente – ao escopo ferroviário da empresa, tal redução tornar-se-á potencialmente mais representativa. Nesse caso, a empresa estudada terá praticamente todos os seus polos produtores cobertos pela malha ferroviária do Estado de São Paulo, o que gerará significativa redução anual em seu custo de transporte.
Abstract
Brazilian agribusiness, specifically the production of sugar sector is vulnerable to price fluctuations, supply and demand worldwide, and one of the main factors responsible for the increase of competitiveness in this sector is the reduction of production costs. In this context, the transportation costs have shown themselves to more and more representative as regards the impairment of the producer recipe. Given this scenario, the use of alternatives to road transport, as is the case of the railroad, can substantially minimize logistics costs, given that in recent years private investments in the rail mode have been diversified and intensified. Thus, the general objective of this research is to diagnose the main criteria used by a sugar company in the State of São Paulo between 2011 and 2014 in the transportation of bulk sugar. The study was based on the model of a survey-diagnosis, which allowed us to identify, analyze and evaluate the strategy adopted by the company. To collect the data it was used three different instruments: 1) data related to the sugar production sector and the sugar transport sector; 2) raw data made available by this company; 3) face to face interviews with a semistructured script. To achieve this goal, initially characterized the modes and their infrastructure available to transport bulk sugar in the State of São Paulo to the Port of Santos, focusing on the regions of operation of the analyzed company. Then, there was a comparison between the competitiveness in the transportation of sugar between the regions included in the area in which the company operates. Finally, it was suggested to the company usage scenarios of modes for its operations, according to the characteristics of volume offered, geographic location and available infrastructure. The results of this research makes it clear that given the current infrastructure there is a possibility of representative reducing transportation costs. Moreover, it was observed that if there is the incorporation of Araçatuba and Ourinhos terminals - both currently inactive - to the railway scope of the company, such a reduction will become potentially more representative. In this case, the company studied will have nearly all its producers poles covered by the railway network of the State of São Paulo, which will generate significant annual reduction in the cost of transport.