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Título

“MARKETING VERDE NO SETOR AUTOMOTIVO: A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E A INTENÇÃO DE COMPRA DE CARROS VERDES”

Orientador

Profa. Dra. Nádia Kassouf Pizzinatto

Autor

HYGINO CANHADAS BELLI

Palavra chave

Marketing, Marketing Verde, Consciência Ecológica, Carro Verde.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

03/07/2015

Nº Downloads

1310

Resumo

Existe um discurso sobre a necessidade de utilizar os recursos do planeta sem que haja degradação permanente, de forma que os conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental, gestão ecologicamente correta, consciência ecológica e afins, nunca estiveram tanto em evidência. Muitas empresas adotam um posicionamento mercadológico e estratégias de marketing verde, mas são movidas apenas pela oportunidade de mercado. No setor automotivo, o carro híbrido é o produto verde, para o qual, apesar de sua incipiência no mercado brasileiro, existe uma demanda potencial. A partir de uma survey com proprietários de veículos, este trabalho investigou a influência da consciência ecológica na intenção de compra dos carros verdes, dentre os quais enquadram-se os híbridos, movidos a motor a combustão aliado a um motor elétrico. No tratamento dos dados foram utilizadas a Análise Fatorial Exploratória e a modelagem de Equações Estruturais (SEM). Pesquisa Exploratória em publicações internacionais mostraram que os fatores ecológicos foram menos importantes na compra, o que pode ser explicado pela existência de diferentes níveis de comprometimento ecológico. Tal classificação não foi localizada na pesquisa bibliográfica no Brasil, sendo que para este trabalho, na etapa quantitativa da pesquisa, foi feita uma extração de fatores dentro do construto Consciência Ecológica para verificar o nível de comprometimento do consumidor no que diz respeito à consciência ecológica e se ela interfere na intenção de compra. Os resultados mostraram que a consciência ecológica não exerceu nenhuma influência na intenção de compra, em consonância com resultados dos estudos internacionais. Entretanto, foi identificado que o construto mais influenciador na intenção de compra foi a imagem projetada ao usuário ou potencial comprador do veículo verde. Como contribuição teórica, o trabalho apresentou proposta para os conceitos de marketing verde e consumo verde. Como contribuição gerencial, a partir dos resultados da pesquisa, o trabalho sugere estratégias mercadológicas alternativas passíveis de adoção pelos gestores de marketing para o carro híbrido no Brasil.

Abstract

There is a discourse on the need to use the planet's resources without permanent degradation, so that the concepts of sustainability, environmental preservation, Eco management, environmental awareness and others, have never been so much in evidence. Many companies adopt a marketing positioning and green marketing strategies, but are driven only by market opportunity. In the automotive sector, the hybrid car is the green product, for which, despite their incipient in Brazil, there is a potential demand. From a survey on vehicle owners, this study investigated the influence of ecological awareness in purchase intention of green cars, among which fall under the hybrid motor powered combustion combined with an electric motor. In the processing of data were used exploratory factor analysis and Structural Equation Modeling (SEM). Exploratory research in international publications have shown that ecological factors were less important in the purchase, which can be explained by different levels of environmental commitment. This classification was not found in literature in Brazil, and for this work, the quantitative phase of the research, a factor extraction was done within the Ecological Consciousness construct to verify the consumer's level of commitment with regard to environmental awareness and if it interferes in purchase intention. The results showed that ecological awareness did not exert any influence on purchase intent, in line with results of international studies. However, it was identified that the most influential construct in purchase intent was the projected image to the user or potential purchaser of green vehicle. As theoretical contribution, the work presented a proposal to the concept of green marketing and green consumption. As a managerial contribution from the results of the research, the work suggests alternative marketing strategies likely adoption by the marketing managers for the hybrid car in Brazil.