Visualização do documento
Título
Educação Física escolar, lazer e cultura: significados das práticas
corporais para alunos do Ensino Médio de uma instituição pública de
Machado/Minas Gerais
Orientador
Prof.ª Dra. Cinthia Lopes da Silva
Autor
CARLOS HENRIQUE PAULINO
Palavra chave
Educação Física, cultura e lazer
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
26/06/2015
Nº Downloads
979
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os significados das
práticas corporais no contexto de ações planejadas em aulas para alunos do Ensino
Médio de uma instituição pública de Machado/MG. O ensino das práticas corporais
no ensino médio é centrado frequentemente no esporte competitivo, não sendo
consideradas as diferenças entre os alunos. Além disso, a ação pedagógica tende a
não ter como foco a educação para o lazer. A metodologia utilizada foi a pesquisa
bibliográfica a partir de um levantamento de obras de autores da Antropologia,
Sociologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural.
Também realizamos pesquisa de campo, a partir da realização de sete aulas
desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma instituição
pública de Machado/MG. As técnicas utilizadas na pesquisa de campo foram
observação participante e o diário de campo. Os principais resultados foram: as
práticas corporais são atividades compensatórias das obrigações sociais, que dão
equilíbrio a rotina escolar dos alunos investigados. Os participantes da pesquisa
também demonstraram ter uma visão crítica com relação ao lazer e fizeram uma
autoavaliação sobre o que tal fenômeno social significa em suas vidas. Por fim,
sugerimos um projeto para a instituição de ensino investigada, envolvendo desde a
direção da escola, coordenadores, técnicos administrativos e alunos no sentido de
uma educação para o lazer no cotidiano escolar.
Abstract
This study aimed to identify and analyze the meanings of body practices in the
context of actions planned in classes for high school students from a public institution
in the city of Machado / MG. The teaching of corporal practices in high school is often
centered on competitive sport, the differences among students are not being
considered. In addition, the pedagogical action tends not to be focused on education
for leisure. The methodology used was literature from a survey of authors of works of
anthropology, sociology and physical education that focus on a socio-cultural
framework. We also carry out field research, from conducting seven classes
developed with a third year high school class of a public institution of Machado / MG.
The techniques used in the field survey were participant observation and the field
diary. The main results were: corporal practices are compensatory activities of social
obligations, which give balance to school routine of the students. Survey participants
also showed a critical view in relation to leisure and did a assessment of what such a
social phenomenon means in their lives. Finally, we suggest a project for the
investigated educational institution, ranging from the school board, coordinators,
administrative staff and students towards education for leisure in everyday school
life.