Visualização do documento
Título
Participação de alunos do Ensino Médio integrado ao ensino profissionalizante em atividades extracurriculares de esporte e lazer em um Campus de um Instituto Federal em Minas Gerais- MG
Orientador
Profa. Dra. Rute Estanislava Tolocka.
Autor
Eduardo Pereira Ramos
Palavra chave
Lazer. Ensino Médio. Educação Profissionalizante. Esporte.
Participação.
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
30/10/2015
Nº Downloads
764
Resumo
O lazer é um direito social, porém tem sido tratado como mercadoria e
considerado para fins utilitaristas. Pouco se sabe sobre a educação para o lazer
do jovem brasileiro ou das práticas de lazer oferecidas no ensino médio
profissionalizante, sendo necessário buscar dados que possam balizar ações para
que o direito ao lazer possa ser de fato estabelecido. Este trabalho pretende
verificar a participação de jovens do ensino médio integrado à educação
profissionalizante em atividades de esporte e lazer oferecidas por essa instituição.
Trata-se de um estudo de caso, realizado em uma destas instituições, com a
participação de 370 discentes, que responderam a um questionário, composto por
questões sobre o perfil dos jovens e sobre sua participação nas atividades
extracurriculares de esporte e lazer, dentro e fora da instituição. Entrevistas
semiestruturadas com os gestores da instituição foram feitas bem como a análise
dos documentos da instituição. Verificou-se que a participação dos discentes é
influenciada pela faixa etária; curso; gênero; vínculo com a instituição; transporte
e condições de saúde. Entre os motivos para a não participação estão a falta de
tempo, o desinteresse, a distribuição das atividades pelo quadro curricular e o
acúmulo de tarefas dos jovens. Na entrevista com os gestores, se percebeu que a
Instituição tem uma visão funcionalista do Lazer e que os programas carecem de
avaliação mais objetiva, a qual também foi desvelada nos documentos. Sugere-se
que sejam construídas políticas educacionais para o lazer com o auxílio da
comunidade escolar. Tal educação deveria incluir reflexão sobre o significado do
lazer e suas possibilidades, bem como mecanismos de avaliação de atividades de
lazer que possam ser oferecidas no referido campus1.
Abstract
Leisure is a social right but it has been treated as a commodity and it has been
considered for utilitarian purposes. Little is known about leisure education for
Brazilian young inside of vocational high schools, so it is necessary to collect data
to establish public policies. This study aims to verify the participation of young
students from a high/vocacional school at a Federal Institute in sport and leisure
activities. It is a case study, performed in one of such institutions, with the
participation of 370 students, who responded to a questionnaire containing
questions about the profile of young people and their participation in
extracurricular activities sports and leisure, inside and outside of the institution.
Semi-structured interviews with the managers of the institution were made as well
the analysis of the institution's documents. It was found that the participation of
students is influenced by age group; course; genre; link with the institution;
transport and health. Among the reasons for non-participation it was found: lack of
time or interest, the distribution of activities into the curriculum framework and the
accumulation of tasks. In the interview with the managers it was realized that the
institution has a utilitarian view about the leisure and that the program need to
have more objective assessment. It was also unveiled in the documents. It is
suggested to build educational policies for leisure with the help of the school
community. Such education should includes reflection on the meaning of leisure
and its possibilities and evaluation mechanisms of leisure activities that can be
offered at that campus.