Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

Participação de alunos do Ensino Médio integrado ao ensino profissionalizante em atividades extracurriculares de esporte e lazer em um Campus de um Instituto Federal em Minas Gerais- MG

Orientador

Profa. Dra. Rute Estanislava Tolocka.

Autor

Eduardo Pereira Ramos

Palavra chave

Lazer. Ensino Médio. Educação Profissionalizante. Esporte. Participação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

Área

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Data da defesa

30/10/2015

Nº Downloads

691

Resumo

O lazer é um direito social, porém tem sido tratado como mercadoria e considerado para fins utilitaristas. Pouco se sabe sobre a educação para o lazer do jovem brasileiro ou das práticas de lazer oferecidas no ensino médio profissionalizante, sendo necessário buscar dados que possam balizar ações para que o direito ao lazer possa ser de fato estabelecido. Este trabalho pretende verificar a participação de jovens do ensino médio integrado à educação profissionalizante em atividades de esporte e lazer oferecidas por essa instituição. Trata-se de um estudo de caso, realizado em uma destas instituições, com a participação de 370 discentes, que responderam a um questionário, composto por questões sobre o perfil dos jovens e sobre sua participação nas atividades extracurriculares de esporte e lazer, dentro e fora da instituição. Entrevistas semiestruturadas com os gestores da instituição foram feitas bem como a análise dos documentos da instituição. Verificou-se que a participação dos discentes é influenciada pela faixa etária; curso; gênero; vínculo com a instituição; transporte e condições de saúde. Entre os motivos para a não participação estão a falta de tempo, o desinteresse, a distribuição das atividades pelo quadro curricular e o acúmulo de tarefas dos jovens. Na entrevista com os gestores, se percebeu que a Instituição tem uma visão funcionalista do Lazer e que os programas carecem de avaliação mais objetiva, a qual também foi desvelada nos documentos. Sugere-se que sejam construídas políticas educacionais para o lazer com o auxílio da comunidade escolar. Tal educação deveria incluir reflexão sobre o significado do lazer e suas possibilidades, bem como mecanismos de avaliação de atividades de lazer que possam ser oferecidas no referido campus1.

Abstract

Leisure is a social right but it has been treated as a commodity and it has been considered for utilitarian purposes. Little is known about leisure education for Brazilian young inside of vocational high schools, so it is necessary to collect data to establish public policies. This study aims to verify the participation of young students from a high/vocacional school at a Federal Institute in sport and leisure activities. It is a case study, performed in one of such institutions, with the participation of 370 students, who responded to a questionnaire containing questions about the profile of young people and their participation in extracurricular activities sports and leisure, inside and outside of the institution. Semi-structured interviews with the managers of the institution were made as well the analysis of the institution's documents. It was found that the participation of students is influenced by age group; course; genre; link with the institution; transport and health. Among the reasons for non-participation it was found: lack of time or interest, the distribution of activities into the curriculum framework and the accumulation of tasks. In the interview with the managers it was realized that the institution has a utilitarian view about the leisure and that the program need to have more objective assessment. It was also unveiled in the documents. It is suggested to build educational policies for leisure with the help of the school community. Such education should includes reflection on the meaning of leisure and its possibilities and evaluation mechanisms of leisure activities that can be offered at that campus.