Visualização do documento
Título
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Reflexões e ações a partir da filosofia educacional adventista
Orientador
Profº. Dr. Hermes Ferreira Balbino
Autor
Giseli Zilli Pércio França
Palavra chave
Filosofia Adventista, Educação Física Escolar, Currículo, Ensino Fundamental II.
Grupo CNPQ
Programa
MS - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
26/06/2015
Nº Downloads
2101
Resumo
A história da fundação do sistema educacional adventista mostra de forma singular as dificuldades que a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) enfrentou para que os filhos dos pioneiros adventistas tivessem uma educação amparada nos princípios bíblicos. Atualmente estas instituições partilham seu ensino a todas as pessoas que desejam ter uma educação cristã. No entanto é observado que em decorrência da modernização são exercidas influências sociais, políticas e econômicas que acarretam no distanciamento dos princípios filosóficos adventistas aplicados à educação. A Educação Física Escolar é uma disciplina vista como essencial de acordo com a autora Ellen White, mas no contexto atual, sua função foi desviada do propósito de priorizar os princípios de saúde e contribuir com o conhecimento profundo do mecanismo humano. Objetivos: Apresentar os princípios filosóficos adventistas educacionais; elaborar uma proposta de conteúdos para a Educação Física Escolar embasando-se nos princípios filosóficos adventistas. Metodologia: Para a revisão de literatura desta dissertação foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, partindo das diretrizes metodológicas: análise textual, análise temática, análise interpretativa, problematização e síntese pessoal. Para a análise dos documentos de contribuição para a Educação Física Escolar adventista, foi utilizada a pesquisa documental e ambas as técnicas metodológicas nortearam a construção da proposta de conteúdos para a Educação Física Escolar a partir dos princípios filosóficos adventistas. Considerações Finais: Foi identificado junto a revisão de literatura, os princípios filosóficos idealizados para a Educação Física Escolar confessional adventista. No entanto, observou-se através das análises documentais, que tais ideais não foram alcançados em plenitude. A proposta de conteúdos teve em seu direcionamento a aplicação dos princípios filosóficos adventistas na prática da Educação Física Escolar. Visualiza-se a necessidade de maior discussão, debate e produção de conhecimento sobre o tema.
Abstract
The history of the Adventist Educational System presents in a unique way the difficulties that the Seventh-day Adventist Church (SDA) faced so that the descendants of Adventist pioneers had one supported education in biblical principles. Currently these institutions share their teaching to all people who wish to have a Christian education. However it is observed that as a result of modernization are exercised social, political and economic influences that cause the detachment of Adventist philosophical principles applied to education. The physical education is an essential discipline according to author Ellen White, but in the current context, its function was diverted from the purpose of prioritize the principles of health and to contribute to the profound knowledge of the human mechanism. Objectives: Presenting the educational Adventist philosophical principles; prepare a proposal of content for physical education basing in Adventist philosophical principles. Methodology: For the literature review of this dissertation was used bibliographic search, based on the methodological guidelines: textual analysis, thematic analysis, interpretative analysis, questioning and personal synthesis. To analyze the contribution documents for the Seven Day Adventist Physical Education at school was used the document research and both methodological techniques guided the construction of the contents proposal for the scholastic Physical Education from the Adventist philosophical principles. Conclusion: It was identified with the literature review, the philosophical principles devised for Adventist confessional Educational Physical Education. However, it was observed through the desk reviews, which these ideals were not achieved fully. The proposed contents had in his direction the application of Adventist philosophical principles in the practice of educational physical education. Sees itself the need for further discussion, debate and production of knowledge on the subject.