Visualização do documento
Título
Clube, futebol e lazer: as dinâmicas cultural e educativa de um campeonato de futebol amador na cidade de Piracicaba/SP
Orientador
Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva
Autor
Milena Avelaneda Origuela
Palavra chave
Atividades de Lazer; Futebol; Clube; Cultura.
Grupo CNPQ
Programa
DR - CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
Área
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Data da defesa
30/11/2015
Nº Downloads
1636
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica cultural do Campeonato Livre de Futebol Social do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, em Piracicaba/SP, e como objetivos específicos: 1) Analisar o futebol amador a partir dos gêneros do lazer, prática e assistência e; 2) Identificar e analisar os significados do futebol para os jogadores, espectadores e espectadores/jogadores do campeonato de futebol no clube. O clube tem se mostrado como um local propício para a vivência de atividades do âmbito do lazer. Um dos problemas que se apresenta é que, para o senso comum, a prática do esporte pode ser associada a uma ação ativa por parte dos sujeitos, em contrapartida, a assistência que pode ser relacionada a uma conduta passiva dos mesmos. Outro problema é que os campeonatos existentes dentro de clubes, por apresentarem características semelhantes às do futebol profissional, podem ser compreendidos como uma simples reprodução deste modo de jogar. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir de um levantamento das obras de autores da Antropologia, Sociologia e da Educação Física que se centram em um referencial cultural. A pesquisa de campo teve como base o referencial teórico-metodológico da etnografia e utilizou técnicas como a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Algumas similaridades com o futebol profissional foram os uniformes, regras e punições, aquecimento, rituais e gritos, a forma como os espectadores se comportam, a predominância de homens em relação às mulheres, os xingamentos aos árbitros e a outros jogadores. As diferenças observadas foram condutas em que predominam as ironias, a brincadeira, o lúdico, a possibilidade da educação pelo lazer e a ressignificação de valores como a sociabilidade e a amizade. No campeonato investigado há uma tensão presente, pois neste espaço de realização de atividades do âmbito do lazer no clube, pode-se vivenciar o futebol de forma recreativa, em que valores questionadores da sociedade capitalista estão presentes, ao mesmo tempo em que tal elemento da cultura se apresenta com características próximas ao futebol profissional. Concluímos que o lazer no clube proporciona às pessoas a construção de valores que tensionam o modelo de futebol profissional, assim como outros valores que predominam na sociedade atual. Assim, ocorre no clube um processo cultural e de educação pelo e para o lazer. Desta forma, este trabalho poderá contribuir para o debate nos campos do Lazer e da Educação Física, no sentido de demonstrar que instituições como o clube são espaços privilegiados para o desenvolvimento de ações pedagógicas no sentido da educação para e pelo lazer.
Abstract
The main objective of this work is to analyze the cultural dynamic of Campeonato Livre de Futebol Social (Free Social Soccer Championship) at Centro Cultural e Recreativo (cultural and leisure center) Cristóvão Colombo, in Piracicaba/SP. The specific objectives are: 1) To analyze non-professional soccer from the leisure genres, practice and watching perspective, and; 2) to identify and analyze the meanings of soccer for players, spectators and spectators/players from non-professional soccer league. The club has been a useful place to experience activities during leisure time. One of the problems identified is that, for the common sense, the sports practice can be associated with an active action, on the other hand, watching sports may be related to a passive attitude. Another problem is that the leagues inside clubs have similar characteristics with professional soccer, so they can be understood as a simple reproduction of this way of playing. Bibliographic and field research was used as methodology. Bibliographic research was made from a survey of the works of authors from Anthropology, Sociology and Physical Education area who focus on a cultural reference. The field research was based on the theoretical-methodological referential of ethnography and used techniques such as participant observation and semi-structured interviews. Some similarities with professional soccer were the uniforms, rules and punishments, warm-up before games, rituals and shouting, the way spectators behave, the predominance of men over women, offences to referees and other players. The differences were ironic behavior, jokes, playfulness, the possibility of education through leisure and new meanings about values as sociability and friendship. In the championship investigated there is a tension, because it is a space for leisure activities in the club, people can experience the soccer recreationally, where values of capitalist society are questioning, at the same time that such a cultural element appears with similar characteristics in the professional soccer. We concluded that leisure in the club provides people the opportunity to build values that promote tension to the professional soccer model, as well as other values that predominate in society today. Therefore, there is a cultural and educational process through and for leisure inside the club. Thus, this work could contribute to the fields of Leisure and Physical Education showing that institutions like the club are privileged spaces for the development of pedagogical actions towards education through and for leisure.