Visualização do documento
Título
“A Arte de Imaginar e Criar”: considerações sobre a docência nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Orientador
Profª. Drª. Maria Inês Bacellar Monteiro
Autor
ADELINE FERREIRA DOS REIS
Palavra chave
Arte, Desenvolvimento Humano, Formação de professores.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
31/05/2010
Nº Downloads
1168
Resumo
A proposta inicial desta pesquisa surgiu a partir de algumas reflexões sobre minha prática como professora orientador-formadora de professores de primeira fase do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é refletir sobre as contribuições que o ensino de arte realizados nas escolas de nível fundamental oferece ao desenvolvimento da criança. Refletindo sobre a constituição do profissional que atua como professor de Arte no ensino fundamental, por meio de uma análise descritiva de oficinas de arte desenvolvidas por estagiárias do curso de Pedagogia, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, como parte do projeto de docência “A Arte de Imaginar e Criar”. Parto do pressuposto de que experiências artísticas vivenciadas pelo homem, em qualquer fase de sua vida, contribuem para o aprimoramento e desenvolvimento das funções mentais superiores. Pressuposto este que se fundamenta na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Este trabalho discute não só a atuação daqueles que se interessam pelo ensino de arte, mas problematiza as contribuições que as práticas pedagógicas que envolvem atividades artísticas realizadas na escola de primeira fase do Ensino Fundamental de modo a formar alunos criativos, que saibam operar com signos não verbais, matéria-prima das linguagens da arte. A pesquisa de campo consistiu na observação das oficinas, registradas por meio de vídeo-gravação, diário de campo e fotografias das produções das crianças. As análises indicaram que a constituição profissional do professor é demarcada pelas experiências estéticas vivenciadas ao longo de sua vida no grupo social de que participa. . Os cursos de formação de professores devem possibilitar experiências de produção e apreciação da arte, para que os futuros professores possam transformar suas práticas pedagógicas a fim de romper com práticas artísticas ainda planejadas sob uma concepção utilitarista, meramente instrumental.
Abstract
The first purpose of this research came from some reflections on my practice as a tutor for teachers of first stage of elementary school. The aim of this study is to reflect about the benefits of the art education in primary schools during the Children Development. Reflecting about the knowledge of the professional who acts as an art teacher in elementary school, through a descriptive analysis of art workshops developed by trainees of the Education University with Students From 1ᶳᵗ year of school, as a part of the project " The Art of imagining and creating . " The artistic experiences ,lived by men in any stage of life ,contribute for improvement and development of higher mental functions. This assumption is based on the historical-cultural perspective of human development. This work discusses not just the practice for those who are interested in art teaching , but discusses how contributions as pedagogical practices that involve artistic activities undertaken in the first phase in elementary school with goal to achieve creative students, which know how to operate with no verbal signs and raw material of art languages. The field research was the observation of workshops, recorded by video-recording, the diary and photographs of children productions. The analyzes indicated that the constitution for teacher professional is demarcated for experienced esthetic experiences throughout his life in the social group that he is included. The teacher training courses must enable experiences of production and art appreciation, so that future teachers can transform their pedagogical practices to break with artistic practices still planned by an utilitarian conception, merely instrumental.