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Título
MARCOS E MARCAS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FORMADORES E FORMANDOS
Orientador
PROFª. DRª ROSELI PACHECO SCHNETZLER
Autor
GIOVANNA TEREZA ABREU DE OLIVEIRA
Palavra chave
Licenciatura em Educação Física. Formação docente. Processo de ensino-aprendizagem.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/08/2015
Nº Downloads
916
Resumo
Esta tese aborda a temática da formação e do desenvolvimento docente de profissionais de Educação Física, explorando relações entre o docente formador e o docente em formação. Tais relações são marcadas por conhecimentos próprios da área que revelam distintos objetivos relativos à sua função social, pois, em diferentes momentos históricos, várias visões e reformulações influenciaram o processo de formação do professor de Educação Física. Investigar sobre tal formação implica reconhecer a diversidade característica da área, em problematizar como heranças históricas e sociais fazem parte da formação e da atuação de cada formador que ensina de forma particular, e que é mediado por múltiplos fatores que o constituem. Nesse sentido, a presente investigação busca construir respostas para a seguinte questão: quais marcos e marcas que a história da Educação Física deixou/deixa na formação e constituição docentes, a partir das perspectivas dos formadores e dos alunos? Nesta investigação, marcos são compreendidos como acontecimentos que assinalam determinados momentos históricos na área da Educação Física, enquanto marcas referem-se à impressões deixadas por alguém ou algo que auxilia na identificação e constituição dos sujeitos. Fundamentada na psicologia histórico-cultural, em concepções de Educação Física e formação docente na área e na docência universitária, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos formandos e respectivos professores do curso de licenciatura em Educação Física de um Centro Universitário, instituição privada de ensino, no Sul de Minas Gerais. Inicialmente, foi aplicado um questionário aos formandos com o objetivo de identificar as concepções que os alunos possuem sobre o que é ser um professor de Educação Física e sobre os professores que mais contribuíram para a própria formação profissional. Três professores foram indicados, cujas aulas foram observadas visando identificar como estabelecem o processo de interação com seus alunos e as estratégias de ensino por eles utilizadas, enquanto razões para tal foram detectadas na entrevista individual com cada formador, possibilitando, também, conhecer suas concepções sobre Educação Física, sua própria formação e experiências profissionais. Como último momento da investigação, três formandos que atuavam como professores de Educação Física foram entrevistados, visando identificar como estavam lidando com os desafios da área e se algum daqueles três formadores se mostrava como referência formativa na construção de suas práticas docentes. Os resultados evidenciam a diversidade manifestada na área pela separação bacharelado e licenciatura, e entre enfoques biológicos e educacionais. Além disso, revelam que os três formadores expressam e representam marcos históricos da área e que marcas de sua constituição pessoal e profissional, as quais fundamentam distintas atuações formativas, mostram-se ser referências para a atuação docente dos formandos.
Abstract
This doctoral dissertation addresses the issue of teacher training and development for Physical Education (PE) professionals, exploring relations between teacher trainer and teacher in training. Such relations are marked by acquirements of the very area in question which reveal different objectives with respect to its social role, because in different historical moments, different views and reformulations have influenced the PE teacher training process. Investigating this training involves recognizing the characteristic diversity of the area, and also discussing how historical and social legacies are part of the training and performance of each trainer, who teaches in a particular way and is mediated by multiple factors which constitute him. In this sense, the present research seeks to build answers for the following issue: which milestones and marks are historically constructed and how do they constitute teachers in training? In this research, milestones are understood as events that signalize specific historical moments in the PE field, whereas marks refer to the impressions left by somebody or something, which help the identification and constitution of the individual. Based on the historical-cultural psychology, in the PE and teacher training conceptions in the area, and on university education practice, this qualitative-approach research was conducted with senior students and their professors in the undergraduate licensure course of PE at a private university center in the South of Minas Gerais. At first, senior students were asked to answer a survey so as to identify their ideas about being a PE teacher, and about the professors who have contributed the most to their professional training process. Students have pinpointed three professors whose classes have been observed in order to understand how they establish the interaction process with their students as well as teaching strategies they have used, whereas reasons for such have been detected during the individual interview with each trainer, thus allowing us to get acquainted with their conceptions about PE, their own training and professional experiences. As the investigation‟s last moment, three senior students, who were already working as PE teachers, were interviewed aiming to identify how they had been dealing with the challenges of the area, and also if any of those three teacher trainers appeared as training standard in the construction of the students‟ teaching practice. The results show the existing diversity in the area showed by the separation between licensure and bachelor degree, and between biological and educational approaches. In addition, they reveal that those three trainers express and represent historical milestones of the area, and that marks of the trainers‟ personal and professional formation – which justify different training performances – prove to be a benchmark for senior students‟ teaching performance.