Visualização do documento
Título
CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE A TEORIA DE EVOLUÇÃO DE DARWIN: TENSÕES E DESAFIOS
Orientador
PROFA. DRA. MARIA GUIOMAR CARNEIRO TOMMASIELLO
Autor
VANESSA MINUZZI BIDINOTO
Palavra chave
Teoria da Evolução; Criacionismo, Ciência e Religião.
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
13/11/2015
Nº Downloads
7414
Resumo
O tema central desta pesquisa é a Evolução Biológica de Charles Darwin, na qual as espécies têm um ancestral de origem em comum e suas variações são resultados da evolução pela seleção natural. Descobertas mais recentes têm ampliado e confirmado a teoria da evolução. Muitos pesquisadores e educadores têm defendido que a evolução deveria ser o eixo principal do ensino de Biologia, dada a sua importância. Mas a abordagem do evolucionismo em sala de aula é um assunto que gera inúmeras controvérsias e opiniões, em virtude da crença que o mundo foi criado por Deus segundo o Criacionismo. O problema da pesquisa pode ser traduzido na seguinte pergunta-síntese: Quais as concepções dos professores e futuros professores de Ciências e Biologia sobre a teoria da evolução de Darwin e implicações destas para o ensino? A hipótese deste trabalho é que em geral, as pessoas, mesmo que já tenham estudado a teoria da evolução, não veem diferenças entre o evolucionismo e o criacionismo. Isso por que não entendem a natureza da ciência, que dentre outras questões, tem como regra que as suas leis e teorias devem ser comprovadas experimentalmente para sua validação. Assim, creem que acreditar na teoria da evolução ou no criacionismo é uma questão de escolha pessoal, pois não veem diferenças entre o que consideram ser um dogma religioso e um conhecimento científico. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em dois cursos superiores, um deles de Licenciatura em Ciências e o outro de Ciências Biológicas, respectivamente em Instituições Pública e Privada de Ensino. Foram realizadas entrevistas com vinte e oito acadêmicos e dois professores de ambas as instituições, de disciplinas que envolviam o tema evolução. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin, da qual emergiram quatro grandes unidades de contexto (ao redor dos quais o discurso se organiza): 1-Conhecimentos sobre a teoria da evolução; 2-Conhecimentos sobre as comprovações da teoria da evolução; 3-Opiniões sobre o criacionismo; 4-Opiniões sobre o ensino da teoria da evolução. Os resultados apontam que o ensino e a aprendizagem da teoria da evolução de Darwin, a despeito da sua importância para a área de Ciências e Biologia, apresentam sérios problemas de entendimento e de aceitação por parte dos alunos.
Abstract
The central theme of this research is Biological Evolution of Charles Darwin, in which species have an ancestor of common origin and its variations are the result of evolution by natural selection. More recent discoveries have expanded and confirmed the theory of evolution. Many researchers and educators have argued that evolution should be the main hub of Biology education, given its importance. But the evolution of the approach in the classroom is a subject that generates numerous controversies and opinions, because of the belief that the world was created by God according to creationism. The problem of research can be translated into the following question-synthesis: What are the conceptions of teachers and future teachers of science and biology on the theory of Darwinian evolution and implications of these for teaching? The hypothesis is that in general, people, even if they have studied the theory of evolution, do not see differences between evolutionism and creationism. So why not understand the nature of science, which, among other things, is to rule that its laws and theories must be proven experimentally to validate it. So consider that believe in the theory of evolution or creationism is a matter of personal choice because they do not see differences between what they consider as a religious dogma and a scientific knowledge. This research, of qualitative approach, was performed in two university courses, one of them is Degree in Sciences and the other is Biological Sciences, respectively in Public Institutions and Private Education. Interviews were conducted with twenty-eight academic and two teachers from both institutions, of disciplines involving the theme evolution. For the analysis and interpretation of the data was used the methodology of Laurence Bardin content analysis, which emerged four major context units (around which organizes the speech): 1-Knowledge of the theory of evolution; 2-Knowledge about evidence of evolution; 3-User reviews creationism; 4- Opinions about the teaching of evolution. The results show that the teaching and learning of the theory of Darwinian evolution, despite its importance to the area of science and biology, present serious problems of understanding and acceptance by the students.