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Título
FAIR TRADE (COMÉRCIO JUSTO) COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING:
UMA ABORDAGEM INTERNACIONAL
Orientador
Profª Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto
Autor
TERESA CRISTINA DIAS DE TOLEDO PITOMBO
Palavra chave
fairtrade; Marketing Social, estratégias de marketing.
Grupo CNPQ
Programa
DR - ADMINISTRAÇÃO
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
03/08/2015
Nº Downloads
1745
Resumo
A preocupação com as maneiras de interação das empresas com a sociedade
perpassa por possibilidades em que se busca adequações neste milênio.
Adequações estas que podem vir com caráter social, ambiental e
mercadológico e para tal, as empresas necessitam ter essa abertura de para
novas proposições. Este estudo buscou investigar qual o perfil da assunção do
sistema de fair trade no Brasil e em diversos blocos internacionais como
estratégia mercadológica, em setores específicos da economia, bem como sua
relação conceitual com o Marketing Social. Para tal, buscou-se respaldo teórico
sobre o fair trade em seu histórico tanto internacional como nacional,
identificando sua associação temática com o Marketing Social. A metodologia
da pesquisa foi realizada em algumas etapas: inicialmente, foi realizado Estudo
Exploratório em dados secundários que possibilitou levantar o cenário dos
dados relacionados ao fair trade no mercado, bem como o respaldo teórico do
Marketing Social como estratégia para a sustentabilidade organizacional.
Completou o Estudo Exploratório em fontes secundárias a identificação das
364 organizações certificadas pelas organizações certificadoras WFTO (World
Fair Trade Organization) e FTI (Fair Trade International), que compuseram o
Universo da pesquisa; na fonte de informação Pessoa com Experiência, foi
realizada entrevista com representante da FTB (Fair Trade Brasil). Em seguida,
foi realizado Estudo Descritivo Estatístico, completado com Estudo de Múltiplos
Casos. Na tipologia Estudo Descritivo Estatístico a análise foi realizada com
amostra de 120 organizações, dentre as certificadas como Universo; já o
Estudo Descritivo de Múltiplos Casos, foi feito com 4 organizações certificadas,
sendo duas brasileiras e duas internacionais. Os resultados apresentam o
tratamento científico dos dados do fairtrade como estratégia de negócios,
retratando-o de uma maneira atual e inovadora em sua confluência teórica com
o Marketing Social. Pôde-se constatar que dos levantamentos apontados a
grande maioria das organizações em sistema de fairtrade encontra-se no
segmento do terceiro setor e com a atividade de produtos artesanais
possibilitando assim que as empresas possam dirigir suas estratégias de
marketing social. Já nos estudos de caso apenas uma empresa possui
estratégias mercadológicas para o âmbito social com foco no sistema de
fairtrade.
Abstract
The concern about the ways companies interact with society permeates
possibilities in which seeks adjustments in this millennium. These adjustments
can come with social, environmental and market character and to do so,
companies need to have an opening to new proposals. This study aimed to
investigate the profile of the assumption of fair trade system in Brazil and in
various international blocks as a market strategy in specific sectors of the
economy as well as its conceptual relationship with the Social Marketing. To
this end, it sought theoretical support on fair trade in both its international and
national history, identifying its thematic association with the Social Marketing.
The research methodology was carried out in some stages: initially, was held an
Exploratory Study on secondary data which allowed raising the datat related to
the fair trade market, as well as the theoretical support of Social Marketing as a
strategy to organizational sustainability. As the Exploratory Study was
completed on secondary sources to identify 364 organizations certified by the
certification bodies WFTO (World Fair Trade Organization) and FTI
(International Trade Fair), which made up the universe of the research; the
source of information Person with experience, he interviewed representative of
the FTB (Fair Trade Brazil). Then it was carried Study Descriptive Statistics,
supplemented with Multiple Case Study. In the typology Study Descriptive
statistical analysis was conducted with a sample of 120 organizations, among
certified as the universe; already Descriptive Study of Multiple Case was made
with 4 certified organizations, two Brazilian and two international. The results
show the scientific treatment of fairtrade data such as business strategy,
portraying it in a current and innovative way in their theoretical confluence with
the Social Marketing. It might be noted that the survey indicated the vast
majority of organizations fairtrade system is the third segment of the sector and
the activity of craft products thus enabling companies to direct their strategies
for social marketing. Already in the case studies only one company has
marketing strategies for the social sphere focused on fairtrade system.