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Título
A educação pela dança no ensino básico de Goiás
Orientador
Bruno Pucci
Autor
Tainã Moreira Gomes
Palavra chave
Educação pela dança. Experiência formativa em dança. Possibilidade formativa da obra de arte.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
04/03/2015
Nº Downloads
1344
Resumo
Essa encenação tem como objetivo afirmar a dança como uma forma de expressão e possibilidade formativa, crítica e cognitiva. Nesse sentido, utilizamos a pesquisa empírica com análise teórica- filosófica e discursiva fundamentada nas contribuições de Theodor W. Adorno para estruturar nossas afirmações. Nossa trajetória apresenta através de um esemble, quais as maneiras em que a dança e seus elementos constituintes podem ser verdadeiramente significativos para o seu ensino na escola, percebendo como a arte, como a dança, podem contribuir efetivamente para a formação do sujeito. A ida ao objeto é a metodologia que utilizamos para analisar como conceito e realidade constituem-se como impedimento e possibilidade, na afirmação da dança como experiência formativa na educação básica do estado de Goiás. Apresentamos os equívocos desses contrapontos, observando, a partir dos pressupostos de Theodor W. Adorno, que a distância mantida entre eles constituem-se como a perpetuação de sua polaridade e de sua condição definitiva. Concebemos o esclarecimento como a possibilidade que ainda nos resta para restituir a esperança que tem sido cotidianamente esfacelada pelo falso. Não sendo apenas isso, entendemos que a crítica permanente constitui-se como uma mola propulsora que tem condições de nos conduzir a outros horizontes com outras possibilidades. Esse trabalho foi desenvolvido no Núcleo de História e Filosofia da Educação e orientado pelo Prof. Dr. Bruno Pucci.
Abstract
This scenario aims to assert dance as a form of expression and formative ability, critical and cognitive. In this sense, we use the empirical research with philosophical and discursive theoretically analysis based on Theodor W. Adorno contributions to structure our statements. Our history shows through a esemble, which the ways in which dance and its constituent elements can be truly significant for their teaching in school, seeing as art, such as dance, can effectively contribute to the formation of the subject. The trip to the object is the methodology we use to analyze how the concept and reality constitute an impediment and possibility, in dancing statement as a formative experience in basic education the state of Goiás. Here the misconceptions of these counterpoints, watching, from the assumptions Theodor W. Adorno, the distance maintained between them are formed as the perpetuation of its polarity and its definitive condition. We conceive of enlightenment as the possibility still remains for us restore hope that has been shattered by daily false. Not being just that, we understand that the permanent criticism is constituted as a driving force that is able to lead us to new horizons with other possibilities. This work was developed at the Center of History and Philosophy of Education and supervised by Prof. Dr. Bruno Pucci.