Visualização do documento
Título
PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS OFICINAS DE ARTES VISUAIS PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: TRAJETÓRIAS E ALTERNATIVAS
Orientador
PROFA. DRA. MARIA INÊS BACELLAR MONTEIRO
Autor
ELIANE APARECIDA ANDREOLI
Palavra chave
pessoa com deficiência; perspectiva histórico-cultural; arte-educação;...
Grupo CNPQ
Programa
DR - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
21/08/2015
Nº Downloads
1301
Resumo
ANDREOLI, E. A. Práticas educativas nas oficinas de artes visuais para adultos com deficiência: trajetórias e alternativas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.
Este estudo descreve práticas pedagógicas desenvolvidas em oficinas de artes visuais junto ao Programa de Arte e Inclusão, vinculado à central de extensão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e desenvolvido em parceria com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMREA/HC/USP. O Programa consistia em atividades de arte-educação e cultura, dentre as quais ocorriam as oficinas de artes visuais. Estas oficinas seguiam a fundamentação da arte-educação, reconhecendo a arte como área do conhecimento, uma linguagem repleta de significação. Nesta pesquisa procurei conhecer o processo de busca de alternativas para o trabalho de artes com adultos com deficiência para que pudessem aprender a expressar-se com autonomia e imaginação, com um olhar voltado para suas possibilidades de desenvolvimento. Para isso tomei como base a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, cujo maior representante é Lev Semionovich Vigotski. À luz desta perspectiva são analisadas as práticas artísticas/pedagógicas de quatro professoras junto a alunos com deficiência, durante atividades de artes visuais. Focalizei o modo como as professoras conduziam as atividades para superar dificuldades no percurso e possibilitar a criação artística. As análises permitiram estabelecer relações entre a prática educativa, a ação do docente, entre a motivação e o interesse dos alunos com deficiência em busca da criação e da imaginação.
Abstract
ANDREOLI, E. A. Educational practices in visual arts workshops for adults with disabilities: trajectories and alternatives. Thesis (Doctorate in Education) – School of Humanities, Methodist University of Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brazil.
This study describes the educational practices developed in visual arts workshops of the Art and Inclusion Program, linked to the extension center of the Fine Arts University Center of São Paulo and developed in partnership with the Institute of Physical Medicine and Rehabilitation – IMREA / HC / USP. The program consisted of activities of art / education and culture, among which were the visual arts workshops. These workshops were grounded in art / education, recognizing art as a field of knowledge, a language full of meaning. In this research I sought to identify the process of searching for alternatives to the art work with adults with disabilities so that they could learn to express themselves with independence and imagination, looking at their possibilities of development. To such end, I took on the historical-cultural perspective of human development, whose main representative is Lev Semionovich Vygotsky. In light of this perspective I analyzed the artistic / educational practices of four (4) teachers with students with disabilities during their visual arts activities. I focused on how teachers conducted the activities in order to overcome the difficulties in the process and allow artistic creation. The analyzes allowed me to establish relations between the educational practice and the teacher’s action, between motivation and the students with disabilities’ interest in searching for creation and imagination.