Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE LOGÍSTICA NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Orientador

PROF. DR. ALEXANDRE TADEU SIMON

Autor

ITAMAR CHINI

Palavra chave

Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas de Aprendizagem e Logística.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

Área

ENGENHARIAS

Data da defesa

22/06/2015

Nº Downloads

1653

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem Based Learning) é um método de ensino que utiliza o processo de resolução de problemas para estimular a aprendizagem e desenvolver competências. O PBL propicia ao aluno, o contato com problemas semelhantes àqueles que enfrentarão no mundo do trabalho e que podem contribuir para o alcance de uma aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta para implementação do método de ensino PBL na disciplina Logística Integrada e Gestão da Cadeia de Suprimentos de um curso de Engenharia de Produção. Para tanto, foram feitas, a revisão da literatura e uma pesquisa de campo com professores que utilizam esse método, com o intuito de entender o processo do PBL e como esse método vem sendo aplicado nas instituições de ensino superior. A partir dos resultados da pesquisa de campo, foi elaborado um roteiro de implementação para o ensino de Logística, que utiliza o ciclo PDCA como elemento norteador e inclui as seguintes fases: formação de professores, definição do formato de aplicação do PBL, infraestrutura necessária, análise do plano de ensino, definição de temas de estudo, criação de situações-problema, determinação dos critérios de avaliação e reelaboração do plano de ensino com a nova metodologia. Durante a aplicação do PBL, os alunos em grupos estudo autodirigidos, percorrem quatro etapas aderentes ao ciclo PDCA: planejamento da pesquisa, desenvolvimento do estudo individual, verificação do resultado, até a etapa final, que se constitui em apresentação, debate e avaliação. Na etapa de verificação os grupos realizam sessões tutoriais com a mediação do professor para decidirem se avançam para a etapa final ou retornam às etapas anteriores, num processo cíclico que visa a solução do problema ao mesmo tempo que propicia uma aprendizagem significativa. O roteiro proposto permite a adoção do PBL como uma metodologia ativa de aprendizagem no ensino de Logística, de uma forma híbrida, com outros métodos de ensino.

Abstract

The Problem Based Learning or PBL is a method of teaching that uses the process of resolution of problems to stimulate the apprenticeship and to develop competences. The PBL provides to the student, the contact with similar problems to that what they will face in working world and what can contribute to the achievement of significant learning. The objective of this research is to present a proposal for implementation of the method of teaching PBL in the discipline “Integrated Logistics and Supply Chain Management” of a course of Production Engineering. For so much, it was done a literature review and a field research with teachers who use this method, in order to understand the process of PBL and how this method has been applied in higher education institutions. Based on results of field research an implementation roadmap has been prepared for the teaching of Logistics, which uses the PDCA cycle as guiding element and includes the following phases: training of teachers, definition of the format of application of PBL, necessary infrastructure, analysis of teaching plan, definition of study subjects, creation of situations-problem, determination of criteria for the evaluation and redesign of the educational plan with the new methodology. During the implementation of PBL, students in self-directed study groups, go through four steps adhering to the PDCA cycle: planning of research, development of individual study, verification of the result up to the final step, which constitutes in presentation, discussion and evaluation. In the verification step, the groups perform tutorial sessions with the mediation of the teacher to decide whether to advance to the final step or return to the previous steps in a cyclic process that aims to solve the problem while at the same time it provides a significant learning. The proposed roadmap allows the adoption of the PBL as an active learning methodology in the teaching of Logistics, of a hybrid form, with other teaching methods.