Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA FORMACAO DO FUTURO GESTOR

Orientador

EDUARDO EUGENIO SPERS

Autor

LUIS ANTONIO HELENA

Palavra chave

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, ENSINO, ADMINISTRACAO

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

05/06/2006

Nº Downloads

1699

Resumo

Transformações sociais e de responsabilidade têm afetado o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza, por outro lado, esse poder traz consigo responsabilidades. Em função da capacidade criativa existente e dos recursos financeiros e humanos disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social. O estudo é do tipo exploratório e caracteriza a visão de alunos de um curso superior de administração de empresas de uma faculdade particular do interior paulista sobre o papel perante a responsabilidade social corporativa (RSC) do gestor, Estado, empresa, consumidor e instituições de ensino superior (IES). A pesquisa foi estruturada em três etapas. Na primeira foram analisadas 168 entrevistas com alunos para descrever a percepção sobre quem recai o papel das práticas de RSC. Na segunda etapa, foram aplicadas 20 entrevistas com professores para descrever como ensinam as práticas de RSC. Na terceira etapa foi entrevistada a coordenadora de um curso de administração para avaliar como é percebida e incorporada a RSC nos planos de ensino e projetos pedagógicos. Concluiu-se que o aluno da amostra estudada percebe que a prática da RSC é exercida pelo funcionário a comando do gestor e que, apesar do interesse dos professores, pouco sabem sobre o conceito abordado na literatura e suas práticas realizadas nas empresas e nas instituições de ensino. Existe ainda a percepção e preocupação da coordenadora em inserir o tema RSC no processo de estruturação dos planos de ensino. Sugere-se que, a partir dos resultados gerados neste estudo, outras pesquisas aprofundem o conhecimento sobre a participação no processo de implementação da RSC nos cursos de Administração, comprometendo-se assim com a melhor formação do administrador do século XXI.

Abstract

The partner-economic transformations have deeply affected the behavior of companies until then accustomed to the pure and exclusive maximization of the profit. If on the other hand the private sector has each time more place of prominence in the wealth creation on the other hand, this power backwards obtains great responsibility. In function of the existing creative capacity and available the financial and human resources, companies have an intrinsic social responsibility. The study exploratory type is mentioned to it that characterizes the vision of students in a upper course of business administration of a particular college of the Sao Paulo interior before the management in the corporative social responsibility (CSR): manager, State, company and institutions of superior education. The research was structuralized in three stages. In the first one 168 interviews with students had been analyzed to describe the perception on who fall again the paper of the practical ones of CSR. In the second stage, 20 interviews with professors had been applied to describe as they teach the practical ones of CSR. In the third stage the coordinator of an administration course was interviewed to evaluate as she is perceived and incorporated the pedagogical CSR in the education plans and projects. One concluded that the student of the sample studies perceives that the practical one of the CSR is exerted by the employee the command of the manager and that, despite the interest in the professors, little knows on the boarded concept in carried through practical literature and its in the companies and the institutions of education. It still exists the perception and concern of the coordinator in inserting subject CSR in the process of structuration of the education plans. It is suggested that, from the results generated in this study, other research deepens the knowledge on the participation in the process of implementation of the CSR in the courses of Administration, committing itself to the best formation of the century XXI administrator.