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Título

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA

Orientador

Prof.ª Dr.ª Andreza Barbosa

Autor

KENIA AMAZONITA SOUZA FERREIRA

Palavra chave

trabalho docente; tecnologias de informação e comunicação; rede pública paulista.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/08/2015

Nº Downloads

2478

Resumo

O presente estudo tem como objeto o trabalho docente e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). O objetivo geral foi analisar como alguns professores de uma escola da rede pública paulista percebem o impacto das tecnologias de informação e comunicação no seu trabalho. Para tanto, foi realizada, no município de Piracicaba, uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com seis professores que trabalham no Ensino Médio de uma escola pública no interior paulista. Por meio das falas dos professores buscamos compreender os sentidos que eles têm atribuído às novas tecnologias utilizadas ou não no exercício de suas funções. A hipótese inicial era de que haveria intensificação do trabalho docente devido à inserção das TIC no ensino. No decorrer da pesquisa, ficou evidente que o fenômeno mais acentuado era o da precarização, expressa na falta de condições adequadas de trabalho, uma vez que se observou a falta de infraestrutura para o uso efetivo das TIC. O texto está organizado em três partes. Iniciamos com considerações sobre a natureza do trabalho docente, suas caraterísticas e as implicações das reformas educacionais para o trabalho docente, conforme as contribuições teóricas de Hypólito (1997), Enguita (1991), Apple (1995), Oliveira (2003; 2004; 2005; 2007), dentre outros. Em seguida, discutimos as novas tecnologias na escola, iniciando as considerações com Servcenko (2001) esclarecendo o surgimento da globalização e os ditames das inovações tecnológicas. Apresentamos com Frigotto (2001) o investimento na educação pela disseminação da tecnologia, e com Lévy (2000) e Castells (1999), as mudanças sociais pela interatividade digital. Abordamos também os programas de governo voltados para a utilização das TIC na educação, e os desdobramentos legais com projetos do estado de São Paulo concernentes aos recursos tecnológicos distribuídos aos professores do Ensino Médio. A última parte compreende a organização dos dados empíricos coletados e questões emergentes das entrevistas. Com base no percurso trilhado nessa pesquisa, constatamos nas respostas dos professores as dificuldades que sentem quanto ao uso das TIC no ensino, e que ainda estão inseguros para usá-las nas práticas pedagógicas, principalmente com os alunos em sala de aula. No entanto, quanto ao uso das novas tecnologias para a realização das tarefas burocráticas, todos concordam que traz agilidade e facilidade no cumprimento destas. Em suas diversas percepções, a questão da infraestrutura insuficiente e inadequada, tanto em equipamentos quanto em conexão, está em primeiro plano como problema a ser resolvido. Os professores são conscientes de que a acelerada evolução das TIC implica em constantes mudanças nas ações que envolvem o trabalho docente; daí as percepções sentidas e expressas por eles sobre o impacto das TIC no seu trabalho, com predomínio de sentimentos negativos e/ou indiferentes. Mesmo que de forma velada, fica evidente que o trabalho dos professores passa pelos fenômenos de precarização e de intensificação devido a fatores externos de infraestrutura para o uso efetivo das TIC em sala de aula.

Abstract

The objects of this study are the teaching work and the information and communication technologies (ICT). The general objective was to analyze how some teachers of a public school perceive the impact of information and communication technologies in their work. Thus, it was held in the city of Piracicaba, a qualitative approach research whose primary data collection instrument was a semi-structured interview with six teachers working in the Secondary Education at a public school in São Paulo. Through the teachers' speeches, we seek to understand the meanings they have attribute of to the new technologies used or not in the exercise of their functions. The initial hypothesis was that there would be intensification of teaching due to insertion of ICT in education. Throughout the research, it became clear that the strongest phenomenon was deregulation, expressed in the lack of adequate working conditions, since it was observed that there was a lack of infrastructure for the effective use of ICT. The content is organized in three parts. Firstly, we draw considerations about the nature of teachers 'work, their characteristics and implications of educational reforms to teachers' work, according to the theoretical contributions of Hypólito (1997), Enguita (1991), Apple (1995), Oliveira (2003; 2004; 2005; 2007), among others. Subsequently, we discuss new technologies in school, now with the considerations of Servcenko (2001) clarifying the rise of globalization and the dictates of technological innovations. It is presented with Frigotto (2001) the investment in education by the dissemination of technology, and Lévy (2000) and Castells (1999), with the social changes by digital interactivity. We also approached the targeted government programs for the use of ICT in education, and legal developments with state projects in São Paulo concerning the technological resources distributed to high school teachers. The last part comprises the organization of empirical data collected and emerging matters on interviews. Based on the path trodden in this research, we note in the teacher answers the difficulties they feel about the use of ICT in education, and are still unsafe to use them in teaching practices, mainly with students in the classroom. However, regarding to the use of new technologies to carry out the paperwork, they all agree that brings agility and ease in meeting these. In its various perceptions, the issue of insufficient infrastructure and inadequate both in equipment and in connection, is in the foreground as a problem to be solved. Teachers are aware that the rapid evolution of ICT implies constant changes in actions involving the teaching profession; hence, the perceptions felt and expressed by them about the impact of ICT in their work, with a predominance of negative feelings and/or indifferent. Even if in a veiled way, it is clear that the work of teachers goes through deregulation and intensification of phenomena due to external infrastructure factors for the effective use of ICT in the classroom.