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Título
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA
Orientador
Prof.ª Dr.ª Andreza Barbosa
Autor
KENIA AMAZONITA SOUZA FERREIRA
Palavra chave
trabalho docente; tecnologias de informação e comunicação; rede
pública paulista.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
28/08/2015
Nº Downloads
2478
Resumo
O presente estudo tem como objeto o trabalho docente e as tecnologias de
informação e comunicação (TIC). O objetivo geral foi analisar como alguns
professores de uma escola da rede pública paulista percebem o impacto das
tecnologias de informação e comunicação no seu trabalho. Para tanto, foi realizada,
no município de Piracicaba, uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo principal
instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com seis
professores que trabalham no Ensino Médio de uma escola pública no interior
paulista. Por meio das falas dos professores buscamos compreender os sentidos que
eles têm atribuído às novas tecnologias utilizadas ou não no exercício de suas
funções. A hipótese inicial era de que haveria intensificação do trabalho docente
devido à inserção das TIC no ensino. No decorrer da pesquisa, ficou evidente que o
fenômeno mais acentuado era o da precarização, expressa na falta de condições
adequadas de trabalho, uma vez que se observou a falta de infraestrutura para o uso
efetivo das TIC. O texto está organizado em três partes. Iniciamos com
considerações sobre a natureza do trabalho docente, suas caraterísticas e as
implicações das reformas educacionais para o trabalho docente, conforme as
contribuições teóricas de Hypólito (1997), Enguita (1991), Apple (1995), Oliveira
(2003; 2004; 2005; 2007), dentre outros. Em seguida, discutimos as novas
tecnologias na escola, iniciando as considerações com Servcenko (2001)
esclarecendo o surgimento da globalização e os ditames das inovações tecnológicas.
Apresentamos com Frigotto (2001) o investimento na educação pela disseminação da
tecnologia, e com Lévy (2000) e Castells (1999), as mudanças sociais pela
interatividade digital. Abordamos também os programas de governo voltados para a
utilização das TIC na educação, e os desdobramentos legais com projetos do estado
de São Paulo concernentes aos recursos tecnológicos distribuídos aos professores
do Ensino Médio. A última parte compreende a organização dos dados empíricos
coletados e questões emergentes das entrevistas. Com base no percurso trilhado
nessa pesquisa, constatamos nas respostas dos professores as dificuldades que
sentem quanto ao uso das TIC no ensino, e que ainda estão inseguros para usá-las
nas práticas pedagógicas, principalmente com os alunos em sala de aula. No entanto,
quanto ao uso das novas tecnologias para a realização das tarefas burocráticas,
todos concordam que traz agilidade e facilidade no cumprimento destas. Em suas
diversas percepções, a questão da infraestrutura insuficiente e inadequada, tanto em
equipamentos quanto em conexão, está em primeiro plano como problema a ser
resolvido. Os professores são conscientes de que a acelerada evolução das TIC
implica em constantes mudanças nas ações que envolvem o trabalho docente; daí as
percepções sentidas e expressas por eles sobre o impacto das TIC no seu trabalho,
com predomínio de sentimentos negativos e/ou indiferentes. Mesmo que de forma
velada, fica evidente que o trabalho dos professores passa pelos fenômenos de
precarização e de intensificação devido a fatores externos de infraestrutura para o
uso efetivo das TIC em sala de aula.
Abstract
The objects of this study are the teaching work and the information and
communication technologies (ICT). The general objective was to analyze how some
teachers of a public school perceive the impact of information and communication
technologies in their work. Thus, it was held in the city of Piracicaba, a qualitative
approach research whose primary data collection instrument was a semi-structured
interview with six teachers working in the Secondary Education at a public school in
São Paulo. Through the teachers' speeches, we seek to understand the meanings
they have attribute of to the new technologies used or not in the exercise of their
functions. The initial hypothesis was that there would be intensification of teaching due
to insertion of ICT in education. Throughout the research, it became clear that the
strongest phenomenon was deregulation, expressed in the lack of adequate working
conditions, since it was observed that there was a lack of infrastructure for the
effective use of ICT. The content is organized in three parts. Firstly, we draw
considerations about the nature of teachers 'work, their characteristics and
implications of educational reforms to teachers' work, according to the theoretical
contributions of Hypólito (1997), Enguita (1991), Apple (1995), Oliveira (2003; 2004;
2005; 2007), among others. Subsequently, we discuss new technologies in school,
now with the considerations of Servcenko (2001) clarifying the rise of globalization
and the dictates of technological innovations. It is presented with Frigotto (2001) the
investment in education by the dissemination of technology, and Lévy (2000) and
Castells (1999), with the social changes by digital interactivity. We also approached
the targeted government programs for the use of ICT in education, and legal
developments with state projects in São Paulo concerning the technological resources
distributed to high school teachers. The last part comprises the organization of
empirical data collected and emerging matters on interviews. Based on the path
trodden in this research, we note in the teacher answers the difficulties they feel about
the use of ICT in education, and are still unsafe to use them in teaching practices,
mainly with students in the classroom. However, regarding to the use of new
technologies to carry out the paperwork, they all agree that brings agility and ease in
meeting these. In its various perceptions, the issue of insufficient infrastructure and
inadequate both in equipment and in connection, is in the foreground as a problem to
be solved. Teachers are aware that the rapid evolution of ICT implies constant
changes in actions involving the teaching profession; hence, the perceptions felt and
expressed by them about the impact of ICT in their work, with a predominance of
negative feelings and/or indifferent. Even if in a veiled way, it is clear that the work of
teachers goes through deregulation and intensification of phenomena due to external
infrastructure factors for the effective use of ICT in the classroom.