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Título
EDUCAÇÃO E CULTURA À LUZ DAS CATEGORIAS DA TRAGÉDIA ÁTICA EM NIETZSCHE
Orientador
Prof.ª Dr.ª LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA SILVA
Autor
NIDAL ALESSANDRO LIMA ABDALLA
Palavra chave
Nietzsche, educação, cultura, tragédia, formação.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
24/02/2015
Nº Downloads
802
Resumo
Esta dissertação de mestrado objetiva analisar o problema e as
principais concepções acerca da educação e da cultura de F. Nietzsche,
filósofo do século XIX, a fim de fundamentar uma interpretação da educação e
da cultura à luz das categorias da tragédia Ática em Nietzsche, a partir das
obras: O Nascimento da Tragédia, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos
de ensino, II Consideração Intempestiva: Da utilidade e desvantagem da
história para a vida e III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador.
Na perspectiva deste autor, revela-se na modernidade alemã uma prática
educacional e cultural em declínio valorativo iniciada com a racionalidade
socrática (euripidiana) atrelada aos interesses de formação educacional e
cultural do Estado ou do mercado. Procura-se examinar e identificar as
categorias de tragédia em Nietzsche, posteriormente a sua relação crítica
correspondente a educação e a cultura na Alemanha Moderna e em que
medida num aspecto mais amplo o autor compreende e propõe a formação
(Bildung) do ser humano. Enfim, na medida em que os textos consultados e as
reflexões inerentes forem pertinentes, há de se contrastar as teses
nietzschianas com alguns dos aspectos da realidade presente na educação e
na cultura contemporânea.
Abstract
This dissertation aims to analyze the problem and the main conceptions
about the education and culture of F. Nietzsche, 19th century philosopher, in
order to justify an interpretation of education and culture in the light of the
categories of Nietzsche Ática tragedy, from the works: the Birth of Tragedy,
about the future of our educational institutions, Untimely Medidations II: the
utility and disadvantage of history to life and Untimely Medidations III:
Schopenhauer Educator. In this author's perspective, it reveals in German
modernity a educational and cultural practice in value decline started with
Socratic rationality (euripidean) tied to the interests of educational and cultural
formation of the State or the market. An attempt to examine and identify the
categories of tragedy in Nietzsche, subsequently its critical relationship
corresponding to education and culture in Modern Germany and the extent to
which a broader aspect the author understands and proposes the formation
(Bildung) of human being. Anyway, as the texts consulted and the inherent
reflections are relevant,we can contrast the Nietzschean theses with some of
the aspects of reality present in education and in contemporary culture.