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Título

EDUCAÇÃO E CULTURA À LUZ DAS CATEGORIAS DA TRAGÉDIA ÁTICA EM NIETZSCHE

Orientador

Prof.ª Dr.ª LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA SILVA

Autor

NIDAL ALESSANDRO LIMA ABDALLA

Palavra chave

Nietzsche, educação, cultura, tragédia, formação.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

24/02/2015

Nº Downloads

802

Resumo

Esta dissertação de mestrado objetiva analisar o problema e as principais concepções acerca da educação e da cultura de F. Nietzsche, filósofo do século XIX, a fim de fundamentar uma interpretação da educação e da cultura à luz das categorias da tragédia Ática em Nietzsche, a partir das obras: O Nascimento da Tragédia, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, II Consideração Intempestiva: Da utilidade e desvantagem da história para a vida e III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador. Na perspectiva deste autor, revela-se na modernidade alemã uma prática educacional e cultural em declínio valorativo iniciada com a racionalidade socrática (euripidiana) atrelada aos interesses de formação educacional e cultural do Estado ou do mercado. Procura-se examinar e identificar as categorias de tragédia em Nietzsche, posteriormente a sua relação crítica correspondente a educação e a cultura na Alemanha Moderna e em que medida num aspecto mais amplo o autor compreende e propõe a formação (Bildung) do ser humano. Enfim, na medida em que os textos consultados e as reflexões inerentes forem pertinentes, há de se contrastar as teses nietzschianas com alguns dos aspectos da realidade presente na educação e na cultura contemporânea.

Abstract

This dissertation aims to analyze the problem and the main conceptions about the education and culture of F. Nietzsche, 19th century philosopher, in order to justify an interpretation of education and culture in the light of the categories of Nietzsche Ática tragedy, from the works: the Birth of Tragedy, about the future of our educational institutions, Untimely Medidations II: the utility and disadvantage of history to life and Untimely Medidations III: Schopenhauer Educator. In this author's perspective, it reveals in German modernity a educational and cultural practice in value decline started with Socratic rationality (euripidean) tied to the interests of educational and cultural formation of the State or the market. An attempt to examine and identify the categories of tragedy in Nietzsche, subsequently its critical relationship corresponding to education and culture in Modern Germany and the extent to which a broader aspect the author understands and proposes the formation (Bildung) of human being. Anyway, as the texts consulted and the inherent reflections are relevant,we can contrast the Nietzschean theses with some of the aspects of reality present in education and in contemporary culture.