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Título

A VIABILIDADE MERCADOLÓGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE VENDAS

Orientador

Prof. Dr. Christiano França da Cunha

Autor

EVERALDO SAJIORO JÚNIOR

Palavra chave

Graduação. Profissional de vendas. Competências necessárias.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

06/12/2013

Nº Downloads

826

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação de um curso de graduação em Engenharia de Vendas no Brasil. Esta proposição é baseada na atual conjuntura mercadológica mundial, na qual a competição acirrada faz com que as empresas necessitem estar adequadamente preparadas para participarem em condições, que lhes permitam obter participações saudáveis nos mercados em que estejam inseridas. Para a fundamentação da proposição, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa para avaliar importantes pontos sobre a área de vendas de empresas, na maioria com abrangência nacional, e de setores representativos da economia brasileira. A diversidade dos ramos das empresas pesquisadas foi abrangente para observar se a situação é comum nos mais diversos segmentos. A pesquisa identificou como as empresas estão preparadas e qual o perfil do atual profissional que trabalha nessa área, avaliando a importância dada ao desenvolvimento das competências necessárias para este profissional desenvolver suas atividades e a importância da área de vendas para o sucesso da organização. O estudo ainda identificou que a inexistência de um curso de graduação adequado para a área implica em baixa qualificação específica dos seus atuais profissionais, e como as empresas estão preenchendo esta lacuna. Baseado no resultado da pesquisa, o estudo concluiu ser viável e importante e que existe demanda mercadológica para a implantação de um curso de graduação em Engenharia de Vendas no Brasil; os aspectos legais e sua viabilidade econômica não foram abordados, ficando a presente dissertação como sugestão para que instituições de ensino viabilizem a implantação do referido curso. O estudo foi embasado em uma revisão de literatura, na qual os seguintes tópicos foram abordados: o que vem a ser vendas, quais são as competências necessárias ao profissional de vendas e, qual a importância da graduação específica para a formação do profissional da área. O estudo apresenta uma proposta de elenco de disciplinas para formação do curso de graduação, baseada nas principais competências requeridas aos profissionais que atuam em vendas, sendo elas identificadas por meio da revisão de literatura e da experiência profissional do autor, adquirida ao longo dos trinta e cinco anos de sua atuação em empresas, nos quais a função vendas foi fator crítico importante para o sucesso, e ainda da pesquisa efetuada na Pontificia Universidad Católica de Chile, que possui o curso de graduação em Engenharia Comercial.

Abstract

This study aims to analyze the viability of deploying an undergraduate course in Sales Engineering in Brazil. This proposition is based on the current world marketable conjuncture, in which the fierce competition makes companies to be properly prepared for participating in conditions that will enable them to obtain healthy shareholdings in the markets which they are inserted. For the proposition reasoning, it was performed a qualitative and exploratory research to evaluate important points about the area of sales, most of them with national coverage, and representative sectors of the Brazilian economy. The diversity of the branches of the surveyed firms was comprehensive to observe if the situation is common in several segments. The research identified how companies are prepared and what is the profile of the current professional who works in this area, evaluating the importance given to the development of skills necessary for this professional to develop its activities and the importance of sales area for the success of the organization. The study also identified that the lack of an undergraduate course suitable for the area implies low specific qualification of its current professionals, and how companies are filling this gap. Based on the results of the research, the study concluded that it would be feasible, important and that there is demand marketable for deployment of an undergraduate course in Engineering Sales in Brazil; the legal aspects and their economic viability were not addressed, leaving the present dissertation as a suggestion for that educational institutions will facilitate the deployment of the said course. The study was based on a review of the literature, in which the following topics were discussed: what comes to be sales, which are the skills necessary for sales professional, and what is the importance of specific graduation for the professional training. The study presents a proposal for curricular matrix based on core competencies required to professionals who work in sales, being identified by means of the literature review and the professional experience of the author, gained over the thirty and five years of his operations in companies, in which the sales function was critical factor important for the success, and even the research performed at the Pontifical Catholic University of Chile that has the undergraduate course in Commercial Engineering.