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Título

IDENTIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DO ALUNO TANTO PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR QUANTO PELO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: ESTUDO EM UMA FACULDADE PRIVADA NA REGIÃO DE PARACATU, NOROESTE DE MINAS GERAIS

Orientador

Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani

Autor

JOÃO MARCOS DA CUNHA

Palavra chave

Marketing de relacionamento. Ensino superior privado. Percepção do cliente/aluno.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

16/02/2013

Nº Downloads

835

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar os atributos do marketing de relacionamento que influenciam a decisão de escolha do aluno pelo curso de Administração da Faculdade Atenas, instituição privada e com fins lucrativos, situada em Paracatu, no Estado de Minas Gerais, bem como a escolha por essa faculdade. O estudo caracteriza-se como exploratório com estudo de caso único, no qual se realizou um diagnóstico organizacional nessa instituição. Para alcançar o objetivo proposto, aplicou-se questionário em outubro de 2013 a uma amostra de 324 acadêmicos do período noturno do primeiro ao oitavo semestres do citado curso, sendo respondido por 281 alunos presentes durante a aplicação. Na formulação das questões para avaliar o nível de satisfação em relação aos atributos do marketing de relacionamento, utilizou-se a escala de Likert. O estudo permitiu verificar determinados atributos, tais como: qualidade docente, instalações físicas, questões pertinentes à distância da instituição e à moradia do acadêmico, que possam estar diretamente relacionados à escolha da Faculdade Atenas e de seu curso de Administração pelo aluno, validando a hipótese de que tal escolha relaciona-se de forma direta aos atributos de relacionamento percebidos por ele, e que a qualidade da instituição, bem como a satisfação e a lealdade do aluno influenciam a escolha. Os resultados obtidos apontam possíveis orientações referentes às estratégias de marketing de relacionamento para o curso de graduação em Administração dessa Faculdade.

Abstract

The objective of this research is to identify the atributes of relationship marketing that influence the decision to select the student for the course of administration of Athens Faculty and private for profit, located in Paracatu in Minas Gerais state institution, as well as the choice of this faculty. The study is characterized as exploratory with a single case study, which was conducted in an organizational diagnosis institution. To achieve the proposed objecttive, the questionnaire was applied in October 2013 to a sample of 324 students from the nighttime first to eighth semesters of that course, and was answered by 281 students present during application. In the formulation of questions to assess the level of satisfaction with the attributes of relationship marketing, we used the Likert scale. The study showed specific attributes, such as teacher quality, facilities, relevant distance of the institution housing issues and academic, which may be directly related to the choice of the School of Athens and its course of administration by the student, validating the hypothesis that this choice is related directly to the attributes of perceived relationship with him, and that the quality of the institution as well as the satisfaction and loyalty of the student influence choice. The results indicate possible orientations on the strategies of relationship marketing for the undergraduate program in this Administration Faculty.