Visualização do documento
Título
ESTUDO SOBRE DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS POR INTERAÇÃO NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE APUCARANA-PR
Orientador
PROF. DR. MARIO SACOMANO NETO
Autor
JOSÉ ALCIONE PEREIRA
Palavra chave
Compartilhamento de Informação. Aprendizagem Coletiva. Arranjos
Produtivos Localizados.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
23/04/2013
Nº Downloads
819
Resumo
Este trabalho tem por objetivo contribuir para compreensão da difusão de
conhecimentos por interação em aglomerações produtivas locais (APL) a partir da
análise do APL-Bonés da cidade de Apucarana-PR. Buscando identificar se
conhecimentos são transmitidos e quais processos de aprendizagem são gerados através
de relações com atores externos ao longo do tempo. O modelo de paradigma social
ressalta a importância da cooperação entre os atores e o papel dos vínculos e redes
envolvendo diferentes instituições e evidenciando que a aprendizagem externa é
essencial para a geração de novos conhecimentos. A aprendizagem em APL resulta das
interações entre atores heterogêneos capazes de estabelecer relações embora em um
limitado espectro de atividades, porém enraizadas em um espaço técnico e de produção
onde cada agente acumula competência por meio de processos de aprendizagem através
de rotinas e de usos. Para tanto são investigados os fatores motivacionais dessas
relações e as principais fontes externas de aprendizado para o conhecimento. Para
conhecer este fenômeno foi realizado um estudo de caso como estratégia de pesquisa
com uma abordagem exploratória e quali-quantitativa. Para a compreensão dos aspectos
pessoais e particulares do local e dos comportamentos diante da realidade, a coleta de
dados foi realizada através de uma observação participante, de estudo de listagem e de
entrevistas sejam espontâneas, estruturadas e não-estruturadas.
Abstract
This work aims to contribute to understanding the diffusion of knowledge by interacting
in local productive agglomeration, from the analysis of the APL-Hat City Apucarana-
PR. Trying to identify what kind of knowledge is transmitted and what learning
processes are generated through relationships with external actors over time. The model
of social paradigm emphasizes the importance of cooperation between the actors and the
role of linkages and networks involving different institutions and external evidence that
learning is essential for the generation of new knowledge. Learning in APL results from
interactions between heterogeneous actors able to establish relationships although in a
limited range of activities, but rooted in a technical space and production where each
agent builds competence through learning processes through routines and uses. For
both the motivational factors are investigated these relations and the main
external sources of learning for knowledge. To understand this phenomenon
wasl be a case study as research strategy with an exploratory and qualitative
and quantitative. To understand the personal and private aspects of the site and
behaviors in the face of reality, data collection wasl be accomplished through a
participant observation study listing and interviews are spontaneous, structured
and not structured.