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Título
ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL E DOS APELOS VISUAIS NAS EMBALAGENS DE BISCOITOS: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS CONSUMIDORES DE BISCOITOS PRODUZIDOS EM PARACATU – MINAS GERAIS
Orientador
Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani
Autor
LEANDRO GOSLING BATISTA
Palavra chave
Rotulagem. Embalagem. Produtos alimentícios. Apelos visuais. Varejo.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
16/12/2013
Nº Downloads
1000
Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar a influência da rotulagem nutricional como elemento visual nas embalagens para decisão de compra de biscoitos no município de Paracatu, em Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se do diagnóstico organizacional para verificar como a rotulagem nutricional enquanto elemento visual nas embalagens pode despertar o desejo de compra dos produtos alimentícios. Aplicou-se um questionário utilizando-se a escala de Likert a 295 alunos dos cursos de graduação em Administração, Educação Física, Nutrição e Sistemas de Informação da Faculdade Atenas da referida cidade. Os dados obtidos foram analisados por meio da planilha eletrônica Excel e do software estatístico Statistical Package for The Social Sciences (SPSS). Os resultados apontaram para os principais atributos que levam os consumidores a tomar decisão no momento da compra de produtos alimentícios, a saber: exclusividade do produto, designer e facilidade de abertura da embalagem, valor calórico e forma de apresentação das informações nutricionais, já a reutilização da embalagem e o tamanho da letra não são atributos que os influenciam. O estudo pode ser considerado válido, uma vez que os resultados da pesquisa fomentam a discussão sobre o tema e fornecem subsídios para maior reflexão acadêmica e aprofundamento do conhecimento acerca do assunto.
Abstract
The study aimed to evaluate the influence of nutrition label as a visual element in the decision to purchase packages of cookies in Paracatu, Minas Gerais, Brazil. For this, we used the organizational diagnosis to verify the nutritional label on packages as a visual element can awaken the desire to purchase food products. We applied a questionnaire using a Likert score to 295 students of graduate courses in Business Administration, Physical Education, Nutrition and Information System of Atenas College in that city. The data were analyzed using an Excel and statistical software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results pointed to the attributes that lead consumers to make decisions when buying food products: the designer exclusivity of the product and facility of opening the package, calorie value and the nutrition information form of presentation, however the reuse packing and font size are not attributes that influence. The study can be considered valid, since search results maintain discussion on the issue and provide subsidies for higher academic reflection and deepening of knowledge on the subject.