Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O QUE DIZEM PROFESSORES SOBRE O DIRETOR DE ESCOLA? UM ESTUDO DAS SIGNIFICAÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES SOBRE A DIREÇÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE

Orientador

MARIA NAZARÉ DA CRUZ

Autor

IZILDA AURICHIO BRUSSELMANS

Palavra chave

DIREÇÃO ESCOLAR, TRABALHO DOCENTE

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/06/2006

Nº Downloads

966

Resumo

Neste estudo, preocupo-me com as significações elaboradas por professoras sobre o papel da direção escolar e de sua relação com o trabalho docente, em depoimentos sobre as relações vividas em suas trajetórias com diretores de escolas. As idéias de Bakhtin e Vigotski deram suporte ao desenvolvimento desta pesquisa. Para eles, o homem é entendido como um ser que se constitui culturalmente, nas relações em que está socialmente envolvido, e pela linguagem. Sendo assim, as significações das professoras se processam na tensão entre valores, conhecimentos e modos de pensar a realidade histórica, estabelecidos por um dado grupo social e a apropriação singular dos sujeitos em condições concretas determinadas. Como procedimento metodológico, entrevistei seis professoras do ensino fundamental da rede Estadual de São Paulo, que recuperam pela memória as relações vivenciadas com seus diretores, enfocando os aspectos que consideram importantes em seus processos de constituição profissional. As falas das professoras trazem modos diferentes de significar o papel do diretor e sua relação com o trabalho pedagógico, portanto, para proceder às análises, optei por considerar as individualidades e, concomitantemente, tecer também os pontos de convergências que aparecem em suas falas. Assim, as análises indiciam que a garantia de espaços de formação para o professor e de condições materiais para a realização de seu trabalho em sala de aula são as principais formas de participação do diretor nas ações pedagógicas, na visão das professoras. No entanto, esta participação aparece, em seus discursos, vinculada ao atendimento individual, pela professora, de expectativas do diretor em relação ao seu trabalho. Atender a essas expectativas significa garantia do espaço de realização do trabalho e, quando isto não se torna possível, surgem conflitos e formas de resistência, marcadas especialmente pelo silenciamento do professor.

Abstract

In this study, I worry about the significances elaborated by teachers on the paper of the school direction and of their relationship with the educational work, in depositions about the relationships lived in their paths with directors of schools. The ideas of Bakhtin and Vigotski gave support to the development of this research. For them, the man is understood as a being that it is constituted culturally, in the relationships in that is socially involved, and for the language. Being like this, the teachers' significances are processed in the tension among values, knowledge and manners of thinking the historical reality, established by a social group and the singular appropriation of the subjects in certain concrete conditions. As methodological procedure, I interviewed six teachers of the fundamental teaching of the State net of São Paulo, that recover for the memory the relationships lived with their directors, focusing the aspects that consider important in their processes of professional constitution. The teachers' speeches bring different manners of meaning the director's paper and their relationship with the pedagogic work, therefore, to proceed to the analyses, I opted to consider the individualities and, concomitantly, to also weave the points of convergences that appear in your speeches. Like this, the analyses accuse that the guarantee of formation spaces for the teacher and of material conditions for the accomplishment of your work in class room are the principal forms of the director's participation in the pedagogic actions, in the teachers' vision. However, this participation appears, in your speeches, linked to the individual attendance, by the teacher, of the director's expectations in relation to her work. To attend these expectations means guarantee of the space of accomplishment of the work and, when this doesn't become possible, conflicts and resistance forms appear, especially marked by the teacher's silently.