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Título

ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: FAIR PLAY, MÍDIA E O QUE MAIS?

Orientador

PROFA. DRA. IDA CARNEIRO MARTINS

Autor

GUSTAVO SCHNEIDER DE CAMARGO

Palavra chave

Educação Física escolar, esporte, fair play, mídia, ensino médio.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

13/05/2016

Nº Downloads

11936

Resumo

O esporte é um dos conteúdos da Educação Física escolar histórico-culturalmente determinado. No cotidiano escolar percebe-se que o esporte transmitido pela mídia é reproduzido pelos alunos por intermédio de comportamentos esportivos, condutas e falas em partidas esportivas. Dentre os comportamentos que se apresentam neste contexto estão os antidesportivos. Esta é uma situação preocupante pois, a manifestação de atos violentos e a infração às regras para se obter vantagens em busca de vitória são características crescentes no esporte-espetáculo e, por consequência, reproduzido na escola. O esporte trabalhado em sua complexidade na escola pode contribuir para a promoção da justiça e da cordialidade, ou corromper-se gerando manifestações antidesportivas. Ao observarmos tais manifestações em nossas aulas de Educação Física, surgiu o problema desta pesquisa, o qual procuramos responder: - Que comportamentos, físicos e verbais se manifestam durante as práticas educativas que envolvam o esporte? O que dizem os alunos do ensino médio sobre as práticas educativas esportivas que enfoquem o fair play, a mídia e o esporte em sua complexidade nas aulas de Educação Física escolar? Quais determinações regem as falas e o comportamento dos alunos nas práticas educativas? Buscando responder as questões aqui delimitadas estabelecemos enquanto objetivo analisar quais as determinações sobre o que dizem os alunos do Ensino Médio de uma escola do interior do estado de São Paulo, em práticas educativas esportivas das aulas de Educação Física escolar, as quais foram pautadas no conceito de fair play e desenvolvidas por meio do eixo temático mídia, em um campeonato esportivo escolar, buscando captar os indícios das significações dadas ao esporte enquanto prática social culturalmente determinada. Para o seu desenvolvimento abordarmos nesta dissertação três grandes temas: o esporte, a mídia e o fair play e elaboramos práticas educativas segundo a pedagogia histórico-crítica, que foram analisadas a partir dos autores que deram suporte a esta investigação. As práticas educativas foram registradas por meio de um diário de campo e de videogravações. A escola na qual foi realizada a pesquisa pertence à Rede Estadual de Ensino numa cidade do interior do estado de São Paulo. Nossos sujeitos foram 90 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Pudemos constatar nas falas e comportamentos dos alunos, as determinações que dificultam a ressignificação do esporte. Determinações estas relacionadas ao pós-modernismo, que são a da busca por vitória a qualquer custo, do individualismo, do egoísmo parasitário nas relações interpessoais, do efêmero, do imediatismo e do desprazer. Contudo, também pudemos vislumbrar lampejos, indícios, de que nossas práticas seguem um caminho promissor, podem promover a ressignificação do esporte; contrário a anos anteriores, em campeonatos esportivos interclasses escolar nessa mesma unidade escolar, não houve situação mais séria nos jogos, que levasse à comportamentos agressivos, ou violência física em vias de fato. Por tudo isso, esta pesquisa aponta alguns caminhos como: exercitar discussões constantes sobre os determinantes que influenciam a prática esportiva e sua apreciação, principalmente sobre o que está sendo difundido pelos meios midiáticos; mediar a distribuição progressiva e constante das responsabilidades de jogar, de praticar um esporte na escola, para os alunos, sem temermos as tensões e contradições próprias do desenvolvimento humano pleno, do desenvolvimento humano em sua totalidade; atenção ao coletivo, na igualdade de oportunidades e experiências, na justiça social. Esperamos que esta pesquisa, possa contribuir para o desenvolvimento da prática esportiva na escola de forma mais justa e promover a justiça social, extrapolando a realidade esportiva na escola para a realidade concreta da vida em sociedade.

Abstract

The sport is one of the contents of school Physical Education, historically and culturally determined. The São Paulo state curricular proposal indicates that the contents from the corporal culture must be taught in all their possibilities instigating a critical appreciation of the aspects relevant to its context. The teaching of these contents require an inter relation with themes relevant to current issues from society, such as the media. During school routine it is possible to realize that sport broadcast by the media is reproduced by the students throughout sport behaviors, conducts and words in sport matches. Among the behaviors that are presented in this context there are the anti fair play behaviors. Such behaviors are to be worried because violent acts and infringement of rules to obtain advantages to victory are increasing characteristics of the sport-show, and consenquently, copied in the school. The sport taught in its complexity may contribute to the promotion of justice and cordiality, or it may corrupt itself to manifestations of anti fair play behaviors. Observing these manifestations in our Physical Education classes provided us the problem to our research, and the questions we tried to answer: - Which behaviors, physical and verbal are manifested during classes that involve sport practices? What do the students from high school say of Physical Education classes that focus on fair play, media and sport complexity in sport practices? Which determinations rule the words and behaviors from the students in educational sport practices? Seeking out to answer these questions, we stablished as objective to approach which determinations of what the students from high school in a countryside city from São Paulo state in sport educational practices which were based on the concept of fair play and media, in a school sport intermurals championship, seeking to capture evidence of significations from the sport as a social and cultural determined practice. To develop this research we approached three themes: the sport, the media and the fair play and we elaborated educational practices ruled by historical and critical pedagogy. These practices were analyzed by the knowlegde we acquire from the authors consulted for this investigation. The educational practices were registered by a journal and video recordings. The school where this research was applied belongs to State Educational Network in a countryside city in São Paulo state. The students that took part in the reseach 90 in number, the ones from freshman year in high school only. We found by means of students words and behaviors that the sport resignification was made difficult by some determinations, which reinforces victory of any price, individualism, egothistical interpersonal relationships, the ephemeral, the immediacy, and lack of pleasure. However, we could also find flashings, evidence that our practices have a promising path ahead, they may promote the resignification of sport, these sport practices, differing from past years, in this same school, there weren’t any situations that led to violence. For all of these, this research points some paths to folow: to keep constant discussion about the determiners of sport practices and its appreciation, mainly the ideas which come from mass media; to mediate the progressive distribution of responsabilities in sport practices by the students, without being afraid of the tensions and contradictions that are proper of human development in its totality; attention to the collective, to igual opportunities and experiences, to social justice. We hope that this research may contribute to the development of educational sport practices in schools that promote social justice overcoming the sport practice reality in school to the concrete reality of society.