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Título

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA PARA AFERIR COMPETÊNCIAS EM UM CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Orientador

Profa. Dra. Yeda Cirera Oswaldo

Autor

VICTOR GABRIEL DE OLIVEIRA MELO

Palavra chave

Avaliação de desempenho. Competências. Centro de formação de condutores.

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

22/02/2016

Nº Downloads

737

Resumo

Muitas organizações do mundo todo têm buscado avaliar o desempenho de seus colaboradores pelo fato de essa iniciativa possibilitar a identificação de pontos favoráveis e desfavoráveis que elas possuem e, com isso, a melhoria e facilitação de gerenciamento de desempenho delas. Assim, esta pesquisa tratou da avaliação de desempenho, uma ferramenta gerencial que pode ser utilizada pelas empresas em seus diversos segmentos, entre eles, operacional, financeiro, marketing/vendas e humano. Considerando esse contexto, realizou-se uma análise da avaliação de desempenho humano de profissionais de um Centro de Formação de Condutores da cidade de Vazante, Estado de Minas Gerais, levando-se em consideração suas competências. Quanto à natureza, a pesquisa caracteriza-se como diagnóstico. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se um questionário aos alunos da organização analisada e um modelo de avaliação de desempenho, com o intuito de mensurar como os profissionais avaliados se comportam em termos de eficiência e rendimento. Os dados obtidos com esse questionário foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados alcançados com esta pesquisa possibilitaram um diagnóstico do status da organização analisada e verificar os indicadores de desempenho de seus colaboradores. Ademais, a pesquisa permitiu elencar as necessidades de modificação e de melhoria em uma microempresa no que se refere à qualificação dos funcionários.

Abstract

Many organizations around the world have sought to assess the performance of its employees because of this initiative enable the identification of favorable and unfavorable points they have and, therefore, improving and facilitating their performance management. Thus, this research dealt with the performance evaluation, a management tool that can be used by companies in their various segments, including, operational, financial, marketing / sales and human. Given this context, there was an analysis of human performance evaluation professionals from a Driver Training Center of the city of Vazante, Minas Gerais State, taking into account their competence. The nature, research is characterized as a diagnosis. To achieve the goals, we applied a questionnaire to students of the analyzed organization and performance assessment model, in order to measure how the assessed professionals behave in terms of efficiency and performance. The data obtained from the questionnaire were analyzed quantitatively and qualitatively. The results achieved with this research allowed a diagnosis of the status of the analyzed organization and verify the performance indicators of its employees. Moreover, the research allowed list the modification needs and improvement in a microenterprise as regards the qualification of employees.