Visualização do documento
Título
GESTÃO POR PROCESSOS COMO ALTERNATIVA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE MATRÍCULA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Orientador
Profa. Dra. Ana Rita Tiradentes Terra Argoud
Autor
ENILMA BORGES DE OLIVEIRA
Palavra chave
Ensino superior. Gestão por processos. Matrícula. Modelagem de processos de negócio. Qualidade.
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data da defesa
22/02/2016
Nº Downloads
952
Resumo
O setor educacional está inserido em um mercado competitivo e de concorrência acirrada, e isso exige dos seus gestores estratégias que possam levar as instituições a obter sucesso e destaque nesse mercado. Assim, o objetivo desta pesquisa é foi compreender o processo de matrícula em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de Paracatu (MG) e propor-lhe melhorias visando à eficiência dele. Para isso, utilizou-se a abordagem de modelagem de processos de negócio, a qual envolve o mapeamento da situação atual (as is), bem como a análise e as propostas para uma situação futura (to be). A metodologia de pesquisa é classificada como aplicada e qualitativa, com base em estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Como instrumentos de coleta de dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas com funcionários dos processos envolvidos, coleta documental e observação direta no local de trabalho deles. Fez-se o mapeamento da situação atual com o auxílio dos modelos de representações SIPOC, VAC e EPC. Na análise, empregou-se ferramentas da qualidade como Diagrama de Causa e Efeito, 5W1H, avaliação do nível de maturidade do processo e benchmarking. Como proposta de melhoria para uma situação futura, elaborou-se um Plano de Ação (5W2H), com sugestão de implantação de um sistema de matrícula on-line e de indicadores de desempenho para o processo. Conclui-se que os resultados desta pesquisa contribuem para a melhoria da eficiência do processo de matrícula da instituição pesquisada e pode auxiliar outras IES que desejam implantar a gestão por processos.
Abstract
The educational sector is inserted in a highly competitive market, and that requires its managers strategies that could lead institutions to achieve success and prominence in the market. The objective of this research was to understand is the enrollment process in a Higher Education Institution (HEI) from the town of Paracatu (MG) and propose improvements aimed at his efficiency. For this, we used the approach of business process modeling, which involves mapping the current situation (as is), and the analysis and proposals for a future situation (to be). The research methodology is classified as applied and qualitative, based on case study and literature. As data collection instruments, held semi-structured interviews with employees of the processes involved, documentary collection and direct observation in their workplace. There was mapping the current situation with the help of models SIPOC representations, VAC and EPC. In the analysis, we used quality tools as Cause and Effect Diagram, 5W1H, assessing the level of process maturity and benchmarking. As a proposal for improvement for a future state, drew up a Plan of Action (5W2H), with the implementation of suggestion of an online registration system and performance indicators for the process. We conclude that the results of this research contribute to improving the efficiency of the research institution registration process and can help other HEIs wishing to implement the process management.