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Título
EDUCACAO E AUTORIDADE: UM ESTUDO DO RATIO STUDIORUM
Orientador
JOSE MARIA DE PAIVA
Autor
RUDNEI FRANCISCO FUNES
Palavra chave
AUTORIDADE, EDUCACAO, RELIGIOSIDADE
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
29/06/2006
Nº Downloads
1424
Resumo
Esta análise do Ratio Studiorum pretende expor o que entendemos por autoridade na didática aplicada na elaboração das regras em que se fundamenta este documento. Na intenção de evitar juízo equivocado a respeito, levantamos e historiamos o desenvolvimento e fundamentação da origem e validação do poder a partir do século IV. Este é o ponto mais distante de onde se consegue registrar maior abundância da influência cristã, especialmente a católica, na cultura dos povos europeus. Registramos as mudanças no embasamento de conceitos dinamicamente reformulados teológica ou filosoficamente embutidos no confronto e sobreposição de idéias no desenvolvimento social e de poderes ao longo da Idade Média, em que o cristianismo se consolidou também como forma de poder. Pretendemos, com aqueles registros, evitar interpretação preconceituosa, mensurando com padrão de medida imprópria, o que resultaria aferição equivocada.
Abstract
This analysis of the Ratio Studiorum intends to show what we understand of authority of teaching applied in the elaboration of rules in which this document has its basis. In order to avoid misjudgments, we researched and put into a historical perspective the development and the fundamentation of the origin and validation of power from the fourth century on. This is the earliest point that it is possible to evidence abundance of Christian influence, especially the Catholic, on the European people. We registered the changes in the foundation of concepts which are dynamically reformulated, theologically and philosophically embedded, in the confrontation and superposition of ideas in the social development and establishment of powers through the Middle Age, in which the Christianity was consolidated also as a source of power. We intend, with those records, to avoid bias interpretation measuring with inappropriate standards, which would result in misleading measurement.