Visualização do documento
Título
CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO ÀS REPERCUSSÕES NA SALA DE AULA
Orientador
PROFA. DRA. RENATA CRISTINA OLIVEIRA BARRICHELO CUNHA
Autor
AFONSINA MARIA FERREIRA
Palavra chave
curso de Pedagogia; currículo; currículo integrado; interdisciplinaridade; projeto político-pedagógico.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
27/06/2016
Nº Downloads
1920
Resumo
A pesquisa discute a integração e a interdisciplinaridade no currículo de Pedagogia e sua relação com o projeto político-pedagógico e a sala de aula. Seu objetivo foi compreender a concepção e forma de organização do currículo integrado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas-Gerais – UEMG/Poços de Caldas e os sentidos que os alunos atribuem à integração no contexto da disciplina Atividades de Integração Pedagógica- AIP. Essa disciplina, em particular, se configura como um encontro de integração curricular semanal, em sala de aula, quando todos os professores de um determinado período/semestre se reúnem com os alunos para desenvolver um trabalho conjunto. Para atender ao objetivo proposto foi analisado o projeto político-pedagógico do curso e aplicados 76 questionários aos alunos de diferentes períodos. A análise do documento permite afirmar que o PPP orienta-se por uma concepção que busca romper com a racionalidade tecnicista e aproximar-se de uma perspectiva crítica e, ao introduzir eixos temáticos e as AIP, propõe uma prática inovadora. Do conjunto de respostas dos alunos nos questionários depreendeu-se que a integração que caracteriza a interdisciplinaridade não se realiza somente a partir da prescrição do PPP e da reunião de professores de diferentes disciplinas em sala de aula. A integração do currículo supõe um planejamento conjunto dos professores, objetivos comuns, engajamento no aprofundamento teórico de cada disciplina, sistematização e disponibilidade para articular as questões dos vários campos de estudos, o que não foi observado pelos alunos em vários momentos do curso de Pedagogia. O PPP analisado a partir de sua organização curricular demonstrou- se, em determinados aspectos, tanto como ação regulatória quanto como ação emancipatória. Na perspectiva regulatória, o currículo integrado da UEMG somente rearticulou o modelo anterior, sem garantir a integração e interdisciplinaridade ao não criar condições de planejamento, aprofundamento dos conteúdos e relações de colaboração nas AIP. Seu caráter emancipador manifestou-se, por sua vez, ao instituir momentos de engajamento coletivo em torno de problemas e temas de estudo, fomentando a reflexão crítica, a fundamentação dos pontos de vista e as tomadas de posição dos alunos.
Abstract
The research discusses the integration and the interdisciplinarity in the Pedagogy curriculum and its relation with the political-pedagogical project (PPP) and the classroom.Its objective was to understand the conception and the form of organization of the integrated curriculum of the Pedagogy course of the University of the State of Minas Gerais - UEMG / Poços de Caldas and the senses that students attach to integration in the context of the discipline Activities of Integration Pedagogical - AIP.This discipline, in particular, configures itself as a weekly meeting of curricular integration, in the classroom, when all teachers of a given period / semester meet with the students to develop a joint work.To attend the proposed objective, it was analyzed the political-pedagogical project of the course and applied 76 questionnaires to students from different periods.The analysis of the document allows to affirm that the PPP guides itself by a conception that seeks to break with the technicist rationality and approach itself a critical perspective and, to introduce thematic axes and the AIP, proposes an innovative practice. Of the set of student answers in the questionnaires, it was inferred that integration that characterizes the interdisciplinary does not realize itself only after the prescription of the PPP and the meeting of teachers from different disciplines in classroom.The integration of curriculum suppose a joint planning of teachers, common objectives, engagement in the theoretical deepening of each discipline, systematization and availability to articular the questions of the several fields of study, the which was not observed by students at several times of Pedagogy course.The PPP analyzed from its curricular organization demonstrated itself, in certain aspects, both as regulatory action as emancipatory action.In the regulatory perspective, the UEMG's integrated curriculum only rearticulated the previous model, without guarantee the integration and interdisciplinarity to do not create planning conditions, deepening of contents and collaborative relationships in the AIP.Its emancipatory character manifested itself, in turn, to institute moments of collective engagement around problems and themes of studies, fomenting the critical reflection, the substantiation of the points of views and the taken of the student’sposition.