Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

EXPERIÊNCIAS BARROCAS: HISTÓRIA, ARTE E EDUCAÇÃO

Orientador

Prof. Dr. JOSÉ MARIA PAIVA

Autor

ANDRÉ DELA VALE

Palavra chave

Arte Barroca, Barroco Europeu, Barroco Brasileiro, História, Educação.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

29/06/2016

Nº Downloads

13083

Resumo

Este trabalho se propõe a apresentar as características sociais que interferiram no processo de desenvolvimento do Barroco europeu e, posteriormente, no Barroco que se desenvolveu no período colonial brasileiro, entendendo que o Barroco, nesse dois lugares, não se constituiu apenas como um modelo artístico, como um mero estilo, mas sim que foi fruto da experiência mais profunda da vida social, fruto da formação e da instrução que essas sociedades forneceram aos seus homens, de formas distintas, não só no tempo e no espaço, como também no seu significado, com características próprias e genuínas. Utilizamos, para tal, imagens que nos ajudam a interpretar a vida e a sociedade desse período histórico, em especial dos artistas Caravaggio e Aleijadinho.

Abstract

This study aims to present the social characteristics that interfered with the development process of European Baroque and later in the Baroque that has developed in the Brazilian colonial period, understanding that the Baroque, in this two places, was not constituted only as an artistic model, as a mere style, but that was the result of the deepest experience of social life, the result of training and education that these societies provided to their men, in different ways, not only in time and space, but also in its meaning, with proper and genuine characteristics. We used to such images that help us interpret the life and society of that historical period, especially of Caravaggio and Aleijadinho artists.