Visualização do documento
Título
ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM TERMINAIS RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS
Orientador
PROF. DRA. MARIA RITA PONTES ASSUMPÇÃO
Autor
ANA CLAUDIA DOS SANTOS DA SILVA
Palavra chave
Análise por Envoltória de Dados, Terminal Rodoviário de Passageiros, Benchmarcks, Saturação da Infraestrutura, Análise de Eficiência
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
11/08/2016
Nº Downloads
4696
Resumo
O transporte rodoviário de passageiros é um importante fator na economia nacional, bem como é o principal meio de deslocamento utilizado pela coletividade. Esta dissertação tem como objetivo medir a eficiência relativa das operações de terminais rodoviários de passageiros, que representa elemento integrador no sistema de transporte. Os terminais rodoviários de passageiros analisados estão localizados em diferentes Estados Brasileiros. Nesta análise foi utilizada a técnica Análise por Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, desenvolve-se um modelo para sistematizar esta análise no contexto de terminais rodoviários de passageiros administrados por empresa privada, a partir de uma amostra intencional de nove terminais, com dados referentes ao ano de 2015. As variáveis empregadas nessa avaliação foram dois inputs (área construída e número de funcionários) e um output (fluxo de passageiros mensal). Utilizou-se o DEA-BCC orientado para o output para identificar quais terminais apresentaram ineficiência técnica, bem como as possíveis melhorias para que estes terminais tornem-se eficientes, tendo como benchmarks os terminais eficientes, visando converter uma boa infraestrutura em bom nível de serviços e atendimentos. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a decisão para mudança da infraestrutura, quando indicado excesso, é sobre horizonte de longo prazo e demanda investimentos. Assim, sugere-se o aproveitamento do espaço com atividades que aumentem o conforto e conveniência ao passageiro.
Abstract
Road passenger transport is an important factor in the national economy, and is the primary means of travel used by the community. This research aims to measure the relative efficiency of operations of road passenger terminals, which is an integrating element in the transport system. The bus terminals analyzed passengers are located in different Brazilian states. This analysis will be used technique data envelopment analysis (DEA). To this end, we developed a model to systematize this analysis in the context of road passenger terminals managed by a private company, from a purposive sample of nine terminals, with data for the year 2015. The variables used in this evaluation were two inputs (building area and number of employees) and one output (monthly passenger flow). We used the DEA BCC oriented output to identify terminals presented technical inefficiency as well as the possible improvements to these terminals become effective, having as benchmarks efficient terminals, aiming to convert a good infrastructure good level of service and calls. From the results it was possible to see that the decision to change the infrastructure, when indicated excess, is on long-term horizon and demand investments. Thus, it suggests the use of space with activities that enhance the comfort and convenience to passengers.