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Título
ATIVIDADES ORTOGRÁFICAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – LER E ESCREVER (2007)
Orientador
Prof.ª Dr.ª Anna Maria Lunardi Padilha
Autor
CLÁUDIA ALVES CRUZ
Palavra chave
Ortografia. Programa Ler e Escrever. Leitura e escrita. Linguagem.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
29/08/2016
Nº Downloads
999
Resumo
Este estudo investiga acerca de aspectos relativos ao ensino da ortografia como parte do processo de alfabetização. Professores afirmam que os alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem que a escrita ortográfica esteja consolidada. A opção, nesta dissertação, foi por estudar uma das esferas do processo de aprendizado da leitura e da escrita – a ortografia, nos materiais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Ler e Escrever (2007), com o intuito de compreender como o conhecimento ortográfico está contemplado nos documentos oficiais, uma vez que eles orientam as práticas dos professores em sala de aula. Escolheu-se analisar o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor e a Coletânea de Atividades do Aluno do 3º ano, que se referem ao final do primeiro ciclo, quando os alunos deveriam, em princípio, estar alfabetizados. Fez-se um levantamento das pesquisas já realizadas sobre o tema. Buscaram-se as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e seus princípios acerca da linguagem no desenvolvimento humano e de outros autores sobre o ensino da leitura e da escrita. Com a análise dos documentos, conclui-se que o material se apresenta como restrito em relação às propostas de atividades que os professores devem desenvolver com seus alunos, além de não explicitar a concepção teórica que o subsidia, e que o ensino da ortografia deve ser feito de uma maneira sistemática de modo a incorporar a norma ortográfica às atividades de ensino.
Abstract
This study investigates aspects of the teaching of orthography as part of the literacy process. Teachers say that when students reach the end of primary education they do not have abilities in orthographic writing. This dissertation studies one of the spheres of reading and writing learning process - the orthography in the materials of the Secretariat of São Paulo State Education – Ler e Escrever (2007), in order to understand how the orthographic knowledge is included in the official documents, once they guide the teacher practices in the classroom. We analyze the Planning and Guidelines for Teaching Professor and the Collection of Student Activities of the 3rd year, which refer to the end of the first cycle, when students should, in principle, be literate. There was a survey of previous studies on the subject, with contributions of Historical-Cultural Psychology and its principles about language in human development, and other authors on reading and writing teaching. With the analysis of the documents, it is possible to conclude that the document is restricted in relation to proposed activities that teachers should develop with their students, and does not explain the theoretical conception that subsidizes it. The teaching of orthography should be done in a systematic way in order to incorporate orthography rules to teaching activities.