Visualização do documento
Título
A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA NOS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS
Orientador
PROFA. DRA. JOSIANE MARIA DE SOUZA
Autor
NILZA YOLANDA RUIZ LEITE RIBEIRO
Palavra chave
Educação. Leitura. Literatura. Língua estrangeira. Espanhol.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
22/08/2016
Nº Downloads
6058
Resumo
O presente estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa sob a ótica da abordagem histórico-cultural, cujo objetivo foi investigar questões relativas à necessidade e a diferentes formas de usar textos literários nas aulas dos cursos de espanhol oferecidos nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo. Baseou-se esta investigação na hipótese de que, com a integração do texto literário no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, afirma-se a vitalidade linguística, criativa e sociocultural desse idioma, o que o transforma em material didático-pedagógico valioso. Desse modo, compreende-se que este trabalho se justifica pela necessidade de discutir e pensar como a literatura pode constituir a base do desenvolvimento das habilidades linguísticas: compreensão leitora, auditiva, produção escrita e oral. Entende-se que tal discussão seja relevante, uma vez que essa base ocorre no sentido de guiar o aluno a usar o idioma-alvo de forma eficaz e, ao mesmo tempo, fortalecer seu espírito crítico e sua criatividade, o que enriquece seus conhecimentos sobre a realidade sociocultural hispânica e reforça suas competências comunicativas. Os dados foram obtidos nos citados CEL por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada realizada com professores e aplicação de questionário aos alunos. O estudo revela que, embora a literatura apresente um rico potencial para o desenvolvimento de práticas educativas para o ensino de LE, ainda é muito pouco explorada. No decorrer do estudo, observou-se que a inserção de textos literários no ensino de (E/LE) implica fatores complexos, tais como a formação docente, a concepção de língua dos professores, a postura docente diante da utilização do livro didático até a transformação de professores leitores de literatura.
Abstract
This study constitutes a qualitative research from the perspective of the historical-cultural approach; its objective was to investigate issues relating to the need and to the different ways of using literary texts in Spanish classes offered at Language Studies Centers (LSC) in the State of São Paulo. This research was based on the assumption that, with the integration of literary texts in the teaching / learning process of a foreign language (FL), it is stated the linguistic, creative and sociocultural vitality of this language, which transforms it into valuable teaching-learning materials. Thus, it is understood that this study is justified by the need to discuss and think about how literature can be the basis for developing language skills: reading comprehension, listening, writing and oral production. It is understood that such discussion is relevant, since this basis can guide the student to use effectively the target-language and, at the same time, strengthen their critical thinking and creativity, which enriches their knowledge of the Hispanic sociocultural reality and enhances their communication skills. Data were obtained in the Language Studies Centers (LSC) through literature research, semi-structured interview with teachers and questionnaire answered by students. The study reveals that, although the literature has a rich potential for the development of educational practices for FL teaching, it is still little explored. During the study, it was observed that the inclusion of literary texts in Spanish teaching (S/FL) involves complex factors, such as, teacher’s training, the teacher’s concept of language, the teaching position on the use of textbooks to the transformation of the teachers into literature readers.