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Título
MARKETING DE LUGARES: UMA ANALISE DAS FERRAMENTAS DO COMPOSTO DE ...
Orientador
ANTONIO CARLOS GIULIANI
Autor
CRISTINA PRADO RODRIGUES
Palavra chave
MARKETING DE LUGARES, PRODUTO TURISTICO, COMPOSTO DE COMUNICACAO
Grupo CNPQ
Programa
MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL
Área
CIÊNCIAS SOCIAIS APL
Data da defesa
29/06/2006
Nº Downloads
2300
Resumo
A questão central deste trabalho é identificar como as cidades atraem turistas, através das ferramentas de comunicação. A pesquisa identifica quais as principais ferramentas do composto de comunicação são utilizadas por cidades do Estado de São Paulo, na atração de turistas, a sua freqüência de utilização e o percentual de recursos financeiros alocados nestas ações em relação ao orçamento destinado à comunicação. Para atingir os objetivos deste trabalho foi realizada a pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário junto a cidades localizadas num raio de 150 km a partir da cidade de Piracicaba, sendo que as cidades foram classificadas de acordo com sua oferta turística. Os principais resultados demonstraram que as ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos municípios na atração de turistas são as relacionadas à publicidade e relações públicas e que os investimentos em comunicação apontam para uma alocação maior de recursos em propaganda, mantendo uma independência do nível de investimento com a freqüência de uso destas ferramentas.
Abstract
The central question of this work is to identify how the cities attract tourists using the communication tools. The research identifies which are the main tools of the communication mix used by touristic cities located in the São Paulo State, in order to attract visitors, the regularity of using these tools and the percentage of the budget destined to the communication is applied for these actions. To reach the objectives of this work the field research was carried through, by the appliance of a questionnaire to cities located in a ray of 150 km from the city of Piracicaba, that had been classified in accordance with their tourist offers. The main results of this research had demonstrated that the tools of communication more used by the cities in the attraction of tourists are related to the publicity and public relations and that the investments in communication point with respect to a bigger allocation of resources in advertising, keeping an independence of the level of investment with the frequency of use of these tools.