Visualização do documento
Título
O CONCEITO DE POLIDOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL: TENSÕES ENTRE O CONCEITO E O OBJETO
Orientador
Prof. Dr. Bruno Pucci
Autor
AMÁLIA RANALDO CHIARADIA
Palavra chave
Educação a Distância. Licenciatura em Pedagogia virtual. Polidocência. Exercício da profissão do professor. Tensão entre conceito e seu objeto. Dialética Negativa.
Grupo CNPQ
Programa
MS - EDUCAÇÃO (PPGE)
Área
CIÊNCIAS HUMANAS
Data da defesa
29/04/2016
Nº Downloads
791
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar de maneira crítica e imanente as atividades de docência na modalidade Educação a Distância Virtual (EaD). Pelo fato de incluir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem, essa modalidade demanda a formação de uma equipe de profissionais que somente com trabalho coletivo podem, técnica e pedagogicamente, elaborar e ministrar uma disciplina. Mill (2002), ao analisar essa equipe de profissionais envolvida na docência em EaD, denomina-a polidocência e caracteriza sua constituição da seguinte forma: professor conteudista, professor formador, tutores virtuais e tutores presencias. Assim, fundamentando-se no conceito de polidocência teoricamente descrito e defendido pelo referido autor, primeiramente acompanhou-se e analisou-se a disciplina intitulada “O Exercício da Profissão do Professor: questão da cultura profissional e sua profissionalização” do curso de Licenciatura em Pedagogia virtual de uma instituição pública, parceira da Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde a elaboração do material didático-pedagógico da disciplina até seu desenvolvimento. Em seguida, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas aos principais membros da equipe docente da disciplina (professores e tutores) e de um questionário virtual aos discentes participantes, observou-se se o conceito de polidocência se apresenta adequado ao objeto de sua representação. Para iluminar esse conceito, extraiu-se o principal referencial teórico utilizado da Dialética Negativa de Theodor Adorno, segundo a qual só por meio da tensão entre o conceito e o objeto que ele diz representar é possível observar as contradições e tecer reflexões em busca de sua veracidade. Esta dissertação é dividida em quatro momentos: elaboração do referencial teórico e a contextualização das metamorfoses da prática docente ao longo dos anos; apresentação da estrutura da UAB e do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia virtual; especificidades da disciplina acompanhada no ambiente virtual (AVA); por fim, por meio dos passos citados acima, dos dados levantados nas entrevistas com membros da polidocência e do questionário com os alunos, apresenta-se a tensão e análise das contradições entre a teoria e a prática da polidocência. Diante dos resultados apresentados, a pesquisa revela a insuficiência do conceito em representar o objeto, o qual mostra uma constelação pouco explorada de sua essência.
Abstract
This study aimed to analyze critically and immanently the teaching activities in Virtual Distance Education (DE) mode. Because include Information and Communication Technologies (ICTs) as mediators of the process of teaching and learning, this method requires the formation of a team of professionals that only with collective work can technically and pedagogically, design and deliver a course. Mill (2002), when analyzing this team of professionals involved in teaching in distance education, called it as polyteaching and features its constitution as follows: Content teacher, teacher trainer, virtual tutors and presencial tutors, as well as technical staff. Thus, taking account of the polyteaching concept theoretically described and defended by that author, was first monitored and analyzed the titled discipline "The exercise of the teaching profession: the issue of professional culture and its professionalization" of the Bachelor's Degree in Virtual Education of a public institution, a partner of the Open University of Brazil (OUB), since the presentation of the teaching-learning material of the course to their development. Then, by applying semi-structured interviews with key members of the teaching staff of the course (teachers and tutors) and a virtual questionnaire to students participating, it was observed that the concept of polyteaching appears appropriate to the object of his representation. To illuminate this concept, it was extracted the main theoretical framework of Negative Dialectics by Theodor Adorno, according to which only by the tension between the concept and the object it claims to represent is possible to observe the contradictions and weave reflections in search of his truthfulness. This dissertation is divided into four stages: preparation of the theoretical framework and the contextualization of the metamorphoses of teaching practice over the years; presentation of the OUB structure and the pedagogical project of the Virtual Education course; specifics of the discipline accompanied in the virtual environment (VLE); Finally, through the steps mentioned above, by the data collected in interviews with members of polyteaching and the questionnaire with students, it shows the tension and the analysis of the contradictions between the theory and practice of polyteaching. On the presented results, the research reveals insufficiency of the concept to represent the object, which exposes a little explored constellation of its essence.