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Título

PERFIL DO EMPREENDEDOR SOCIAL EM ORGANIZACOES PRIVADAS, PUBLICAS ...

Orientador

EDUARDO EUGENIO SPERS

Autor

ELDIR PAULO SCARPIN

Palavra chave

EMPREENDEDORISMO SOCIAL; RESPONSABILIDADE SOCIAL; GESTOR SOCIAL

Grupo CNPQ


Programa

MS - ADMINISTRAÇÃO - MESTRADO PROFISSIONAL

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APL

Data da defesa

30/06/2006

Nº Downloads

1674

Resumo

O mercado tem sofrido constantes transformações de caráter econômico, social e ambiental, impondo aos gestores, e demais integrantes ligados às organizações, uma adaptação a novas formas de gestão e praticas de ações sociais exigidas pela sociedade. O objetivo deste estudo descritivo é identificar as percepções do Gestor Social em organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Existem diferenças entre os gestores sociais que atuam nas organizações privadas, públicas e do terceiro setor? Caso existam estão relacionadas à características de cada tipo de organização. O modelo proposto para a realização da pesquisa de campo baseou-se em Roper e Cheney (2005) e Oliveira (2004). Na primeira fase da pesquisa de campo, aplicou-se um questionário qualitativo, junto a 9 (nove) gestores sociais. Para 67% dos entrevistados, não existem diferenças entre os gestores sociais para o exercício das suas atividades, pois não depende do tipo de organização, mas para 33% existem diferenças, pois as organizações apresentam objetivos diferentes. Na segunda fase da pesquisa, aplicou-se um questionário quantitativo, em 150 (cento e cinqüenta) alunos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior, para obter a percepção dos entrevistados em relação às características do gestor social. As 10 (dez) características de maior relevância do gestor social privado são: pensar e agir estrategicamente; saber correr riscos calculados; ser inovador; saber negociar; ser líder; aproveitar sempre todas as oportunidades que surgir; ser um caçador de talentos; ser ágil, ativo, dinâmico, flexível; ser articulador, habilidoso; ter visão sistêmica. As características do gestor social público são: ser ético; ser inconformado e indignado com a injustiça e desigualdade; saber interagir com diversos segmentos da sociedade; ter respeito e ouvir as pessoas; ter senso de responsabilidade, ser responsável; ser facilitador; saber captar recursos; ser competente, profissional para resolver problemas sociais; ser participativo, democrático; ser equilibrado, ter bom senso, concentrado. As características do gestor social do terceiro setor são: ser apaixonado pelo que faz no campo social; ter senso de solidariedade e caridade com as pessoas; ser espiritualista; ser apaixonado pelo que faz no campo social; ser persistente; ser inconformado e indignado com a injustiça e desigualdade; ser humilde; ser competente; profissional para resolver problemas sociais; ser otimista e saber captar recursos. Como limitação do estudo considera-se uma amostra insatisfatória nas fases da pesquisa de campo, bem com a coleta de informações com respondentes somente de uma instituição de ensino privado. Para futuros estudos é relevante uma análise detalhada do perfil do gestor social em organizações privadas, públicas e do terceiro setor que aplicam a Responsabilidade Social e a Governança Corporativa como diferenciais estratégicos junto ao mercado consumidor. Palavras-chave: Empreendedorismo Social; Responsabilidade Social; Gestor Social.

Abstract

The market has been suffering constant transformations of character economical, socialand environmental, imposing to the managers, and other linked members to the organizations, an adaptation to new administration forms and you practice of social actions demanded by the society. The objective of this descriptive study is to identify the Social Manager's perceptions in deprived organizations, public and of the third section. Do differences exist among the social managers what act in the organizations private, public and of the third section? In case they exist are related to characteristics of each organization type. The model proposed for the accomplishment of the field research was based in Roper and Cheney (2005) and Oliveira (2004). In the first phase of the field research, a qualitative questionnaire was applied, close to 9 (nine) social managers. For 67% of the interviewees, differences don't exist among the social managers for the exercise of their activities, because it doesn't depend on the organization type, but for 33% differences exist, because the organizations present different objectives. In the second phase of the research, a quantitative questionnaire was applied, in 150 (hundred and fifty) students of the course of administration of an Institution of Higher education, to obtain the interviewees' perception in relation to the social manager's characteristics. The 10 (ten) characteristics of the private social manager's larger relevance are: to think and to act strategically; to know to run calculated risks; to be innovative; to know to negotiate; to be leader; all always to take advantage of the opportunities that to appear; to be a hunter of talents; to be agile, assets, dynamic, flexible; being articulator, skilled; to have systemic vision. The public social manager's characteristics are: to be ethical; to be bitter and angry with the injustice and inequality; to know to interact with several segments of the society; to have respect and to hear the people; to have sense of responsibility, to be responsible; to be facilitative; to know to capture resources; to be competent, professional to solve social problems; being participative, democratic; to be balanced, to have common sense, concentrated. The social manager's of the third section characteristics are: to be impassioned by the that does in the social field; to have solidarity sense and charity with the people; to be spiritualistic; to be impassioned by the that does in the social field; to be persistent; to be bitter and angry with the injustice and inequality; to be humble; to be competent; professional to solve social problems; to be optimistic and to know to capture resources. As limitation of the study is considered an unsatisfactory sample in the phases of the field research, well with the collection of information with espondents only of an institution of private teaching. For futures studies is relevant a detailed analysis of the social manager's profile in deprived organizations, public and of the third section that you/they apply the Social Responsibility and Corporate Governança as differential strategic close to the consuming market. Word-key: Social Entrepreneurship; Social Responsibility; Social Manager.