Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

Orientador

PROFª DRA. ROSELI PACHECO SCHNETZLER

Autor

WAGGNOOR MACIEIRA KETTLE

Palavra chave

Docência no ensino superior; Educação Contábil; Método das Partidas Dobradas.

Grupo CNPQ


Programa

DR - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

20/10/2016

Nº Downloads

1759

Resumo

A presente investigação teve por finalidade contribuir para o aprimoramento da prática docente por meio de reflexões de um grupo de professores de Ciências Contábeis de uma instituição de educação superior privada do interior paulista, liderada pelo professor-coordenador do curso adotado para o estudo e autor deste trabalho. Propôs-se a responder a questão: quais reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do método das partidas dobradas (MPD) podem ser promovidas num coletivo docente de um curso de Ciências Contábeis? A tese contida é a de que reuniões periódicas de professores de um curso de graduação, mediadas por um professor-coordenador de curso, podem contribuir no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, partindo de um tema relevante, oportunizando aos docentes reavaliarem suas práticas, valorizarem a formação contínua ao refletirem coletivamente, e admitirem possibilidades de mudanças. O desenvolvimento da investigação requereu estudos sobre a epistemologia do método das partidas dobradas, bem como sobre a formação e a prática docente no ensino superior, à luz das teorias de Schön e Zeichner, dentre outros, sobre a racionalidade prática. O caminho metodológico apresentou, inicialmente, o levantamento de provas e entrevistas dos alunos do curso, seguido da formação de um grupo de seis professores que realizaram treze reuniões, as quais foram gravadas, transcritas, os trechos recortados e transformados em dados. A partir da análise qualitativa do conteúdo, foram analisadas as interações que revelaram alterações na prática docente. Os critérios de investigação foram: o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem mediante a reflexividade da prática docente, e a relevância do trabalho coletivo num contexto de formação continuada. Assim, foram definidas as categorias temáticas para a análise que, em função da questão e dos objetivos foram: o ensino do método das partidas dobradas, e as relações de ensino e aprendizagem. A partir da identificação de problemas sobre o ensino do MPD, o grupo passou à busca de aprimoramento, valendo-se do poder das técnicas; procurou compreender o lugar do aluno e do professor no contexto educativo local; e, concebeu a complexidade da docência pelas questões que envolvem a pessoa humana em suas dificuldades e incertezas. O conjunto de diálogos e reflexões resultou em ideias e sugestões para repensar posturas e influir em novas concepções do ensino local, tais como: a) alteração na metodologia para o ensino da Contabilidade Básica; b) revisão de conteúdos, admitidas as dificuldades de ensino e aprendizagem; e, c) reconhecimento de que a formação/educação continuada é indispensável para o aprimoramento constante da docência.

Abstract

This research aimed to contribute to the improvement of teaching practices among accounting instructors by means of reflection efforts with a group of professors of a private higher education institution in the State of São Paulo led by the Department Chair, who is author of this study. It proposed to answer the question: what insights on teaching and learning methodology can be derived from double-entry bookkeeping when taught collectively by the faculty of an Accounting Program? Its main thesis is that regular meetings between undergraduate instructors and the Department Chair can contribute to the improvement of the teaching-learning process, if based on a relevant topic, if providing opportunities for the instructors to re-evaluate their practices, and if valuing continuous training so the instructors become able to collectively reflect on their practice and admit possibilities of change. The development of this thesis required studies on the epistemology of double-entry bookkeeping, and on training and teaching practices in higher education in the light of the theories of practical rationality by Schön and Zeichner, among others. The methodological approach included, initially, a survey of exams and interviews of students of the program. Six instructors were then recorded while participating in thirteen meetings that followed. Those recordings were transcribed, and the different sections were cut and transformed into data. By means of a qualitative analysis of their contents, the interactions were analyzed, and revealed that had been changes in teaching practice. Research criteria included the improvement of teaching and learning because of reflection on teaching practice, and the importance of collective work in a context of continuing education. Thus, systematic categories were defined for the analysis, depending on the pertaining issue and goals: double-entry bookkeeping as a teaching methodology, and the relationship between teaching and learning. From the identification of problems related to double-entry bookkeeping as a teaching methodology, the group started to seek for improvement, taking advantage of the power of technology. This study also sought to understand the role of students and instructors in the local educational context; and addressed issues concerning the complexity of the teaching task as an effort which involves the human person in his/her difficulties and uncertainties. The set of dialogues and reflections resulted in ideas and suggestions to reconsider previous attitudes and to influence on new conceptions concerning the local school, such as: a) a decision to change the teaching methodology then in use by Basic Accounting instructors; b) admission of the difficulties of the teaching and learning tasks and a decision to constantly review the contents under study; and, c) recognition that training/continuing education is essential for the constant improvement of teaching.