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Título

REPENSANDO O COMPOSTO DE MARKETING PARA O COOPERATIVISMO

Orientador

Profª Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Autor

RUMENINNG ABRANTES DOS SANTOS

Palavra chave

Marketing; Composto de Marketing; Princípios do Cooperativismo e Cooperativismo.

Grupo CNPQ


Programa

DR - ADMINISTRAÇÃO

Área

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Data da defesa

27/09/2016

Nº Downloads

2618

Resumo

O objetivo principal deste trabalho consiste em identificar as adaptações necessárias ao referencial teórico do composto de marketing, para que contemple as exigências dos princípios cooperativistas, e assim, passe a ter um referencial teórico do composto de marketing específico para o setor de cooperativas. Os objetivos específicos são: verificar a possível incidência de produção científica voltada a adaptar o composto de marketing aos princípios das cooperativas, como ponto de partida do processo de adequação do referencial teórico do composto de marketing ao cooperativismo; identificar os conceitos existentes na literatura sobre o composto de marketing para os quais se proporá a aplicação ao setor das cooperativas; e propor um novo modelo dos conceitos do composto de marketing aplicado às cooperativas, enfocando as adaptações necessárias às necessidades específicas desse setor. Este trabalho é eminentemente teórico, uma tese do tipo monográfico, a metodologia é de caráter interpretativo e se utilizou do método da Análise de Conteúdo. Foram identificados 130 trabalhos (10 teses/dissertações e 120 artigos em periódicos e eventos). Em relação à pesquisa, o interesse deste projeto consiste em construir categorias teóricas que incluam os termos Composto de Marketing e Cooperativas, com base nos 130 trabalhos identificados na etapa de inventário, para posterior classificação em categorias e entender como os autores utilizam e aplicam os conceitos conjuntamente. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de um estudo composto por Grade Fechada onde foram definidas algumas categorias a priori (VERGARA, 2005). A proposta é que o sistema de categorias seja elaborado durante a Análise de Conteúdo, podendo ainda surgirem agrupamentos ao longo do estudo, aproximação, que fortalecerão as definições das categorias, (BARDIN, 2011). A partir destas categorias foram construídos os fundamentos teóricos que sustentaram a conceituação do composto de marketing aplicado ao cooperativismo. Portanto, ressalta-se que esta pesquisa visa contribuir com uma vasta revisão literária a respeito do tema, e a proposição de conceito específico do composto de marketing para o cooperativismo que contemple os princípios cooperativistas em sua essência.

Abstract

The main objective of this work is to identify the necessary adjustments to the theoretical framework of the marketing mix for covering the requirements of cooperative principles, and thus pass to have a theoretical framework of specific marketing mix for the cooperative sector. The specific objectives are: to assess the possible impact of focused scientific production to adapt the marketing mix the principles of cooperatives, as the starting point of the adequacy of the theoretical process of marketing mix cooperativism; identify the concepts in the literature on the marketing mix for which it will propose to apply to the sector of cooperatives; and propose a new model of the concepts of the marketing mix applied to cooperatives, focusing on the necessary adaptations to the specific needs of this sector. This work is highly theoretical, a thesis of the monographic type, the methodology is interpretive character and used the method of content analysis. 130 works were identified (10 theses / dissertations and 120 articles in journals and conferences). Regarding research, the interest of this project is to construct theoretical categories that include the terms Composed of Marketing and Cooperatives, based on 130 work identified in the inventory stage for further categorization and understand how the authors use and apply the concepts together. The methodology used in this study was a study composed of Grade Closed which were defined a priori some categories (VERGARA, 2005). The proposal is that the category system is prepared during the content analysis and may also arise groupings throughout the study, approach, that will strengthen the definitions of categories (Bardin, 2011). From these categories were built the theoretical foundations that supported the concept of the marketing mix applied to cooperatives. Therefore, it is emphasized that this research aims to contribute to an extensive literature review on the subject, and the specific concept of proposition marketing mix for the cooperation that includes the cooperative principles at its core.