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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM ESPAÇO NÃO FORMAL: MAPEAMENTO AMBIENTAL DA REGIÃO DO SÃO DOMINGOS NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ/SP E POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS.

Orientador

Prof(a) Dr(a) Maria Guiomar Carneiro Tommasiello

Autor

ÁUREA CRISTINA BASTOS DA COSTA PEREIRA

Palavra chave

mapeamento ambiental, educação ambiental, justiça ambiental

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

28/04/2016

Nº Downloads

2103

Resumo

Há várias formas de se entender a educação ambiental, mas em geral, podemos resumir em 3 tendências: a conservacionista, a pragmática e a crítica. Entende-se que uma proposta pedagógica de educação ambiental crítica tem que contemplar a apropriação dos recursos naturais pelos diferentes grupos sociais, em função de fatores históricos, econômicos e culturais, visando a transformação social. Em geral, o ambiente passa despercebido, pois as pessoas se acostumam a olhar e a conviver, sem refletir, sem questionar, como se aquela realidade fosse natural em vez de uma realidade socialmente construída. O fato de o ambiente estar em processo contínuo de mudanças, causadas tanto por causas naturais como por ações antrópicas, uma proposta pedagógica de educação ambiental teria que contemplar essas mudanças. Meyer (1991) sugere o mapeamento ambiental, que significa um inventário, um levantamento e um registro da situação ambiental do local em seus múltiplos aspectos. Nesta pesquisa-ação-participativa, realizada em uma região de Sumaré/SP, que congrega vários bairros de baixa renda, pretendeu-se, por meio da construção de um mapeamento ambiental, discutir coletivamente questões socioambientais com os jovens, moradores dessas localidades, atendidos pela Ong Instituto Bem Querer, em geral, vivendo em situação de exclusão, de forma a reconstruir a vida social, colocando-a em questão. Assim, cada elemento identificado no mapa - as casas, o rio, a via férrea, a praça, a caixa d’ água, os depósitos de lixo, a escola, os órgãos públicos - era objeto de discussão entre o grupo. A falta de justiça ambiental é inaceitável para uma sociedade que se pretende justa e sustentável. Esperamos que, ao fazer o mapeamento da região de São Domingos, os problemas socioambientais identificados no desenrolar da pesquisa, deixem de ser naturalizados e passem a ser compreendidos pelos participantes como o produto de determinadas formas de organização social e considerados em seu contexto sócio-histórico.

Abstract

There are several ways of understanding the environmental education, but in general, we can summarize it in three trends: conservationist, pragmatic and critical. It is understood that a pedagogical proposal of critical environmental education has to contemplate the appropriation of natural resources by different social groups, due to historical, economic and cultural factors, aiming at social transformation. In general, the environment goes unnoticed because people get used to look and coexist, without thinking, without questioning, as if reality were natural rather than a socially constructed reality. The fact that the environment is in continuous process of change, caused both by natural causes and by human activities, a pedagogical proposal of environmental education would have to contemplate these changes. Meyer (1991) suggests the environmental mapping, which means an inventory, a survey and a record of the local environmental situation in its multiple aspects. In this active - participatory research held in a region of Sumaré / SP that brings together several low-income neighborhoods, it was intended, through the construction of an environmental mapping, to collectively discuss environmental issues with young people, residents of these localities served by the Instituto Bem Querer NGO, in general, living in a situation of exclusion, in order to reconstruct the social life, placing it in question. Thus, each element identified on the map - the houses, the river, the railroad, the square, the water tank, the waste dumps, school, public body- were subject of discussion in the group. They live a situation of exclusion as thousands of other Brazilians. The lack of environmental justice is unacceptable for a society that intends to be fair and sustainable. We hope that, when mapping São Domingos region, the social and environmental problems, identified during the research process, will be no longer seen as natural and become understood by participants as the product of certain forms of social organization and considered in their social-historical context.