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Título
RE-INSOURCING DA LOGÍSTICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO
Orientador
PROF. DR. ALEXANDRE TADEU SIMON
Autor
AGNALDO JOSÉ MARTINS
Palavra chave
Operador Logístico; Terceirização; Re-insourcing
Grupo CNPQ
Programa
MS - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)
Área
ENGENHARIAS
Data da defesa
24/02/2016
Nº Downloads
818
Resumo
A abertura da economia brasileira promoveu o crescimento de serviços
logísticos no Brasil. A instalação de unidades de empresas internacionais em
território brasileiro, intensificou, ainda mais, a movimentação nos canais de
suprimento de componentes. As empresas manufatureiras concentraram-se em
suas atividades fim, deixando de fazer aquelas que fogem de sua competência
central. Surge, assim, a figura do operador logístico (3PL), e tem início uma
onda crescente em busca da terceirização dos serviços logísticos. No entanto,
percebe-se, mais recentemente, eventos de reversão na decisão original de
terceirizar essas atividades, movimento que vem sendo chamado de re-
Insourcing. Este estudo analisa esse fenômeno, levantando as principais
razões que levaram as empresas a terceirizar suas atividades de distribuição
no pós-vendas de peças de reposição, e os principais motivadores e as
estratégias adotadas para internalizar essas atividades novamente (reinsourcing).
Esta análise, baseia-se em um estudo de casos múltiplos realizado
em uma montadora de veículos comerciais e em uma montadora de tratores
para agricultura e construção civil. O resultado do estudo indicou que o
principal fator motivador para a realização do re-insourcing, foi o baixo
desempenho apresentado pelo 3PL. Mostrou, também, que a alta rotatividade
da mão de obra terceirizada, é um dos principais motivos do baixo
desempenho do 3PL. O estudo também identificou que os momentos de crise
econômica e oscilações da economia mundial, levam as organizações a
reverem suas estratégias em busca de sinergias operacionais e adequações de
custos, exigindo uma análise criteriosa das decisões de outsourcing de
atividades logísticas, fortalecendo, assim, o processo de re-insourcing.
Abstract
The opening of the Brazilian economy promoted growth in logistic services in
Brazil. The installation of international company units in Brazil intensified even
more the movement in component supply channels. The manufacturing
companies have focused their attention on their core activities only and not on
the ones that are out of their core competence. Therefore, the figure of the
logistic operator (3PL) comes into play, starting then a rising tide in search for
the outsourcing of logistic services. Therefore, it has been noticed more recently
reversal events in the original decision to outsource these activities, movement
that has been called re-insourcing. This study examines this phenomenon,
surveying the main reasons which took companies to outsource their
distribution activities in the after-sales of spare parts, and the main motivators
and strategies adopted to internalize these activities again (re-insourcing). This
analysis is based on a multiple case study conducted in a commercial vehicle
manufacturer and in an agricultural and construction tractor manufacturer. The
results of the study indicated that the main motivating factor for carrying out reinsourcing,
was the poor performance presented by 3PL. It has also shown that
the high turnover of outsourced labor is one of the main reasons for the poor
performance of 3PL. The study also identified that times of economic crisis and
world economy fluctuations, lead organizations to review their strategies
searching for operational synergies and cost adjustments, requiring a careful
analysis of the outsourcing decisions regarding logistic activities, strengthening,
therefore, the re-insourcing process.