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Título

PRÁTICAS SOCIALIZADORAS DA IGREJA SARA NOSSA TERRA: AFINIDADES ELETIVAS ENTRE NEOPENTECOSTALISMO E SOCIEDADE ESCOLARIZADA

Orientador

PROF. DR. THIAGO BORGES DE AGUIAR

Autor

ELAINE DA SILVEIRA RIBEIRO FERRARESE

Palavra chave

sociedade escolarizada, neopentecostalismo, socialização, afinidades eletivas, dominação, racionalização, Sara Nossa Terra.

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

24/02/2016

Nº Downloads

9269

Resumo

A proposta deste estudo é analisar as afinidades eletivas entre Neopentecostalismo e Sociedade Escolarizada para isso escolhi a Igreja Sara Nossa Terra (ISNT), classificada como uma igreja neopentecostal e fundada no ano de 1992 por Robson e Lúcia Rodovalho em Brasília/DF. Para a realização da pesquisa realizei um levantamento das práticas socializadoras desenvolvidas por esta instituição religiosa e procurei compreender por meio dessas práticas como a socialização presente em uma instituição neopentecostal aproxima-se da atual sociedade escolarizada. Foi possível observar a prática de leitura, os cursos oferecidos pela ISNT, o incentivo aos estudos, a projeção de um sucesso profissional, a disciplina, a busca pela excelência, o controle de almas e de corpos, o controle de uns sobre os outros. Práticas que se realizam a partir de formas de dominação variadas, ora tradicionais, ora carismáticas, ora racionais, aproximando essas práticas da sociedade escolarizada. A fim de subsidiar as reflexões feitas neste estudo utilizei-me das pesquisas sobre Socialização de Maria da Graça Jacintho Setton, dos conceitos de dominação, racionalização e afinidades eletivas de Max Weber além de um amplo referencial teórico para melhor compreensão da história do protestantismo e pentecostalismo e da sociedade escolarizada.

Abstract

This dissertation analyzes the elective affinities between neo-pentocoalism and educated society. To do so, I've chosen the Sara Nossa Terra Church (SNTC), categorized as a neo-pentecostal church which was founded in 1992 by Robson and Lúcia Rodovalho at Brasília city, Distrito Federal State in Brazil. I researched the socializing practices performed by this religious institution and I realized through these practices how the socialization present in a pentecostal institution is close to the current educated society. I could observe the reading practices present as well as some courses, the encouragement to study, the discipline, the pursuit of excellence, the control over body and soul and also the control on each other. These practices are done in several forms, sometimes traditionally either charismatically or rationally. The reflexions made in this paper are supported by Maria da Graça Jacintho Setton’s researches on socialization and Max Weber’s concepts of domination, rationalization and elective affinities in addition to a large theoretical reference to a better comprehension about the pentecostalism and protestantism and also the educated society’s history.