Biblioteca Digital - UNIMEP

Visualização do documento

Título

O DERRUBADOR BRASILEIRO DE ALMEIDA JÚNIOR: Análise Estético-Educacional

Orientador

PROF. DR. BRUNO PUCCI

Autor

ROMUALDO DA CRUZ FILHO

Palavra chave

O Derrubador Brasileiro, Almeida Júnior, Caipira Típico, Oeste Paulista, Vale Médio do Tietê, Teoria Crítica

Grupo CNPQ


Programa

MS - EDUCAÇÃO (PPGE)

Área

CIÊNCIAS HUMANAS

Data da defesa

16/02/2016

Nº Downloads

1488

Resumo

Propomo-nos a fazer uma análise crítica da obra O Derrubador Brasileiro, do pintor i-tuano Almeida Júnior (1850-1899), tendo como referência, no campo da teoria estética, os filósofos Emmanuel Kant (1724-1804), Georg. W. Hegel (1770-1831) e Theodor W. Adorno (1903-1969). Inspirados pela Teoria Estética, de Adorno, entendemos que toda obra de arte moderna exige uma leitura imanente – a partir do mergulho no objeto – que ilumine seus pon-tos de tensão, capte aspectos que evidenciem seus enigmas e os traga à tona. Ao alinharmos adequadamente, por meio da linguagem, esses elementos colhidos na viagem, possivelmente consigamos formular uma interpretação do objeto estudado e, assim, construir nosso próprio discurso sobre ele. Para dar sentido a essa proposta, ainda segundo o frankfurtiano, o sujeito, no caso, o observador, precisa estar devidamente preparado teórica e intelectualmente. Sendo assim, além da base conceitual citada, nos apoiamos, durante a revisão bibliográfica, nos prin-cipais estudos sobre Almeida Júnior, bem como em uma série de pesquisas no campo da his-toria do Brasil e regional que tratam do caipira típico em questão, como a da historiadora pira-cicabana Marly Therezinha Germano Perecin, especialista na história do Oeste Paulista do século 18 e 19. O resultado almejado para este trabalho é contribuir para o entendimento da obra escolhida, colaborando, dentro do possível, no campo educacional, para a formação de novos olhares sobre a percepção estética.

Abstract

This paper aimed a critical analysis of the art work “O Derrubador Brasileiro” by the Brazilian painter Almeida Junior (1850-1899) according to the aesthetic theory of the philosophers Immanuel Kant (1724-1804), Georg W. Hegel (1770-1831) and Theodor W. Adorno (1903-1969). Inspired by the Adorno’s Aesthetic Theory, it is understood that every modern art work requires an immanent reading from a deep view of the object, hoping it clears its tension points, catching the aspects that point the enigmas out and bring them to the light. When the elements got from a collecting trip were properly aligned through the language, probably they would give us a clue. It would allow us our own interpretation of the focused object. As far as the Frankfurter sense to this proposal is concerned, the subject, in this case, the observer, must be properly intellectual and theoretically prepared. Besides the conceptual principles above mentioned, the literature review is based in the main studies on Almeida Junior and the “caipira” (an inland inhabitant) from the Brazilian and regional history. They were found as well in the Marly Therezinha Germano Perecin’s researches, an specialist on the 18th and 19th centuries history on the west of the state of São Paulo, Brazil. The main goal of this paper is to enlarge the knowledge of the chosen art work and to collaborate with the construction of new looks on the aesthetic perception.